DEMOCRATIZAÇÃO, AUTONOMIA, PROTAGONISMO, GOVERNANÇA: TRÊS INICIATIVAS NA EDUCAÇÃO SUPERIOR DE INDÍGENAS NO BRASIL

Autores

  • RITA GOMES NASCIMENTO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-6524.65051

Palavras-chave:

educação superior e povos indígenas, instituições próprias e específicas, colaboração intercultural e interinstitucional.

Resumo

O artigo apresenta três iniciativas de criação de espaços próprios ou específicos de educação superior para os povos indígenas no Brasil. Os debates sobre a criação do Instituto dos Conhecimentos Indígenas e Pesquisa do Rio Negro (ICIPRN), do câmpus indígena da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) e da Rede Brasileira de Educação Superior Intercultural Indígena, a ser organizada pelo Ministério da Educação (MEC), têm mobilizado diferentes agentes e agências em torno do que se pode chamar de colaboração intercultural e interinstituicional. Nos exemplos descritos, os termos autonomia, protagonismo e governança são acionados pelos povos indígenas e demais atores sociais envolvidos como categorias estruturantes de suas ações.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

RITA GOMES NASCIMENTO, MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

Doutora em Educação (Universidade Federal do Rio Grande do Norte), pós-doutorado interdisciplinar (universid Nacional Tres de Febrero/Argentina). Diretora de Politicas de Educação do Campo, Indígena e para as Relações Étnico-Raciais no Ministério da Educação.

Downloads

Publicado

2016-12-31

Como Citar

NASCIMENTO, R. G. DEMOCRATIZAÇÃO, AUTONOMIA, PROTAGONISMO, GOVERNANÇA: TRÊS INICIATIVAS NA EDUCAÇÃO SUPERIOR DE INDÍGENAS NO BRASIL. Espaço Ameríndio, Porto Alegre, v. 10, n. 2, p. 254, 2016. DOI: 10.22456/1982-6524.65051. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/EspacoAmerindio/article/view/65051. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

AUTORES INDÍGENAS