DEMOCRATIZAÇÃO, AUTONOMIA, PROTAGONISMO, GOVERNANÇA: TRÊS INICIATIVAS NA EDUCAÇÃO SUPERIOR DE INDÍGENAS NO BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.22456/1982-6524.65051Palavras-chave:
educação superior e povos indígenas, instituições próprias e específicas, colaboração intercultural e interinstitucional.Resumo
O artigo apresenta três iniciativas de criação de espaços próprios ou específicos de educação superior para os povos indígenas no Brasil. Os debates sobre a criação do Instituto dos Conhecimentos Indígenas e Pesquisa do Rio Negro (ICIPRN), do câmpus indígena da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) e da Rede Brasileira de Educação Superior Intercultural Indígena, a ser organizada pelo Ministério da Educação (MEC), têm mobilizado diferentes agentes e agências em torno do que se pode chamar de colaboração intercultural e interinstituicional. Nos exemplos descritos, os termos autonomia, protagonismo e governança são acionados pelos povos indígenas e demais atores sociais envolvidos como categorias estruturantes de suas ações.Downloads
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Publicado
2016-12-31
Como Citar
NASCIMENTO, R. G. DEMOCRATIZAÇÃO, AUTONOMIA, PROTAGONISMO, GOVERNANÇA: TRÊS INICIATIVAS NA EDUCAÇÃO SUPERIOR DE INDÍGENAS NO BRASIL. Espaço Ameríndio, Porto Alegre, v. 10, n. 2, p. 254, 2016. DOI: 10.22456/1982-6524.65051. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/EspacoAmerindio/article/view/65051. Acesso em: 28 mar. 2024.
Edição
Seção
AUTORES INDÍGENAS