O PROTAGONISMO INDÍGENA ENTRE CAMPOS MULTI E INTERDISCIPLINARES

Autores

  • Lígia Duque Platero Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-6524.49134

Palavras-chave:

Missões religiosas, povos indígenas, protagonismo

Resumo

O livro Missões, Militância Indigenista e Protagonismo Indígena é uma coletânea de artigos que orbitam ao redor das temáticas Missões religiosas e conversão religiosa, educação, terras e reterritorialização, sempre associados à questão do protagonismo indígena. Os artigos escolhidos para esta coletânea foram trabalhos apresentados nas XIII Jornadas Internacionais sobre as Missões Jesuíticas, realizada em Dourados, no Mato Grosso do Sul, de 30 de agosto a 03 de setembro de 2010. Os organizadores são a doutora em Antropologia e Teologia Graciela Chamorro e o doutor em História Protasio Paulo Langer. Esta coletânea contém dezessete artigos e uma entrevista. Os artigos são provenientes de diversas disciplinas e alguns deles são interdisciplinares. Do campo científico, há artigos da História, Etno-história, Etno-musicologia, Antropologia, Sociologia e Geografia. O livro também contém artigos da área de Teologia. A proposta da coletânea é a reunião de artigos que expressam as intrincadas relações interculturais e interpolíticas estabelecidas entre missionários, indigenistas e os povos indígenas na América do Sul.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lígia Duque Platero, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Bacharel e Licenciada em História, Mestre em Estudos Latinoamericanos e Doutoranda em Antropologia no Programa de Pós-graduação em Sociologia e Antropologia (PPGSA) da UFRJ.

Downloads

Publicado

2014-12-31

Como Citar

DUQUE PLATERO, L. O PROTAGONISMO INDÍGENA ENTRE CAMPOS MULTI E INTERDISCIPLINARES. Espaço Ameríndio, Porto Alegre, v. 8, n. 2, p. 287, 2014. DOI: 10.22456/1982-6524.49134. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/EspacoAmerindio/article/view/49134. Acesso em: 19 mar. 2024.

Edição

Seção

RESENHAS