O “VÍDEO PARTICIPATIVO” COMO MEIO DE REFLEXÃO E AUTORREFLEXÃO SOBRE IMAGEM E IDENTIDADE DE GRUPOS INDÍGENAS REEMERGENTES NO NORDESTE BRASILEIRO

Autores

  • Peter Anton Zoettl CRIA/ISCTE-IUL

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-6524.18971

Palavras-chave:

Antropologia Visual, vídeo participativo, índios brasileiros.

Resumo

Crises e mudança têm afetado a população indígena do Brasil há mais de 500 anos. Se, durante séculos, a sua luta contra o colonialismo e a sociedade nacional dominante resultou numa população cada vez mais reduzida, as últimas décadas têm visto um fenômeno invulgar: o surgimento de “novas“ tribos indígenas em áreas há muito consideradas como “aculturadas”, quer pelo Estado, quer pela opinião pública. Na sua busca por reconhecimento de fato e perante a lei, por parte das autoridades e dos seus concidadãos “brancos”, estes Índios “reemergentes“ têm continuamente enfrentado e levado a cabo uma reconstrução peculiar da sua “imagem” como Índios, divididos entre ideias românticas da Indianidade e as exigências de uma completa integração no seio da sociedade nacional. Utilizando a experiência recente do trabalho de campo realizado no nordeste brasileiro, o presente artigo propõe-se discutir a forma como o método antropológico-visual do “vídeo participativo” pode ser usado como um meio de catalisar e de refletir sobre o processo de formação da identidade de grupos minoritários num contexto local-global.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Peter Anton Zoettl, CRIA/ISCTE-IUL

postdoc research fellow, anthropology

Downloads

Publicado

2011-12-29

Como Citar

ZOETTL, P. A. O “VÍDEO PARTICIPATIVO” COMO MEIO DE REFLEXÃO E AUTORREFLEXÃO SOBRE IMAGEM E IDENTIDADE DE GRUPOS INDÍGENAS REEMERGENTES NO NORDESTE BRASILEIRO. Espaço Ameríndio, Porto Alegre, v. 5, n. 3, p. 143, 2011. DOI: 10.22456/1982-6524.18971. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/EspacoAmerindio/article/view/18971. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS