PROTAGONISMO DOS ÍNDIOS NORTE-AMERICANOS NOS DESENHOS ANIMADOS DE WALTER LANTZ

Autores

  • Rafael Duarte Oliveira Venancio Centro Universitário Senac (São Paulo)

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-6524.18968

Palavras-chave:

Walter Lantz, Cultura indígena, cinema de animação, linguagem fílmica.

Resumo

Condenados a uma duvidosa representação midiática no início do cinema graças aos romances do final do século XIX, os índios norte-americanos nunca tiveram um grande destaque nos filmes dessa época. No entanto, um realizador de desenhos animados, Walter Lantz, possui um alto grau de caracterização de nativos norte-americanos em seus trabalhos. O objetivo do presente artigo é estudar o protagonismo dos índios norte-americanos nesses desenhos animados, e analisar as implicações sociais dessas escolhas através do uso dos conceitos de dispositivo e fórmula. Além disso, a análise incluirá a retratação da cena midiática norte-americana antes e depois de Lantz, buscando rupturas e legados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rafael Duarte Oliveira Venancio, Centro Universitário Senac (São Paulo)

Professor da graduação em Tecnologia em Produção Audiovisual do Centro Universitário Senac (São Paulo) e Doutorando em Meios e Processos Audiovisuais da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo.

Downloads

Publicado

2011-06-28

Como Citar

VENANCIO, R. D. O. PROTAGONISMO DOS ÍNDIOS NORTE-AMERICANOS NOS DESENHOS ANIMADOS DE WALTER LANTZ. Espaço Ameríndio, Porto Alegre, v. 5, n. 1, p. 102, 2011. DOI: 10.22456/1982-6524.18968. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/EspacoAmerindio/article/view/18968. Acesso em: 19 mar. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS