MÚSICA INDÍGENA BRASILEIRA: FILTRAGENS E APROPRIAÇÕES DO COLONIZADOR E DO MÚSICO OCIDENTAL

Autores

  • José D'Assunção Barros

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-6524.17316

Palavras-chave:

Música indígena brasileira, interação cultural, alteridade.

Resumo

Este artigo – unindo as perspectivas historiográfica, antropológica e musicológica – busca examinar aspectos fundamentais da música indígena brasileira, particularmente a sua dimensão social e a história de sua apropriação e restrição pela cultura ocidental. Busca-se, sobretudo, refletir sobre a inadequação de abordagens que – até a primeira metade do século XX e em alguns casos persistindo ainda hoje – examinaram a prática musical indígena a partir de critérios de escuta e de anotação exclusivamente calcados nos parâmetros ocidentais. O texto intenta refletir sobre as distorções que podem surgir com o deslocamento de uma determinada produção cultural para fora de seu contexto.

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Biografia do Autor

José D'Assunção Barros

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Publicado

2011-06-07

Como Citar

BARROS, J. D. MÚSICA INDÍGENA BRASILEIRA: FILTRAGENS E APROPRIAÇÕES DO COLONIZADOR E DO MÚSICO OCIDENTAL. Espaço Ameríndio, Porto Alegre, v. 5, n. 1, p. 9, 2011. DOI: 10.22456/1982-6524.17316. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/EspacoAmerindio/article/view/17316. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS