Enquadramentos teórico-conceituais sobre o fracasso da ALCA: uma análise a partir da atuação brasileira durante o Governo FHC (1995-2002)

Autores

  • Klei Medeiros Professor de Relações Internacionais (PUC-Minas) Doutorando em Relações Internacionais (PPG San Tiago Dantas - UNESP-Unicamp-PUC-SP) Mestre em Ciência Política (UFRGS)
  • Ícaro Faustino Lopes PUC-Minas
  • Tales de Paula Roberto de Campos PUC-Minas

DOI:

https://doi.org/10.22456/2178-8839.74840

Palavras-chave:

ALCA, Fernando Henrique Cardoso, Governança Econômica Global

Resumo

Este artigo objetiva revisitar o processo de regionalização proposto pelos EUA para a América Latina e a forma pela qual o governo brasileiro, sob a presidência de Fernando Henrique Cardoso (1995-2002), levou a cabo as negociações de modo a prevenir sua concretização e consolidar um polo de poder econômico independente na região: o MERCOSUL. O artigo apresenta distintas perspectivas teóricas para interpretar esse fenômeno: a regionalização econômica de Balassa (2013); a teoria dos jogos (AXELROD & KEOHANE, 1985; PUTNAM, 2010) e as abordagens sobre Governança Econômica Global (WOODS, 2006). Ao fim, concluímos sobre quais aspectos teórico-conceituais predominaram na posição do governo FHC de não aceitar o Acordo de Livre Comercio das Américas. Um dos aspectos fundamentais fora o modo de negociação levado à cabo por FHC junto aos EUA: o que aqui denominamos “jogo de três níveis”. Ademais, o presidente visava consolidar o país como um dos polos econômicos de poder em meio à integração macroeconômica e financeira com o Cone Sul.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Klei Medeiros, Professor de Relações Internacionais (PUC-Minas) Doutorando em Relações Internacionais (PPG San Tiago Dantas - UNESP-Unicamp-PUC-SP) Mestre em Ciência Política (UFRGS)

Professor Assistente I de Relações Internacionais na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-Minas - campus de Poços de Caldas). Doutorando em Relações Internacionais no Programa San Tiago Dantas (UNESP-UNICAMP-PUC-SP). Mestre em Ciência Política pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e bacharel em Relações Internacionais pela mesma universidade. Bacharel em Administração pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Bolsista do Banco Santander na Universidad Autónoma de Madrid (UAM), Espanha (2013). É pesquisador vinculado ao Grupo de Pesquisa sobre Potências Médias (GPPM), ao Núcleo Brasileiro de Estratégia e Relações Internacionais (NERINT) e ao Núcleo de Pesquisa em Desenvolvimento, Direitos, Instituições e Políticas Públicas (NEDIPP). Áreas de atuação: Cooperação Sul-Sul, Política Externa Brasileira, Desenvolvimento e Políticas Sociais.

Ícaro Faustino Lopes, PUC-Minas

Graduando em Relações Internacionais pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais campus Poços de Caldas (PUC Minas

Tales de Paula Roberto de Campos, PUC-Minas

Graduando em Relações Internacionais pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG), campus Poços de Caldas

Downloads

Publicado

2018-06-05

Como Citar

Medeiros, K., Lopes, Ícaro F., & Campos, T. de P. R. de. (2018). Enquadramentos teórico-conceituais sobre o fracasso da ALCA: uma análise a partir da atuação brasileira durante o Governo FHC (1995-2002). Conjuntura Austral, 9(45), 57–71. https://doi.org/10.22456/2178-8839.74840

Edição

Seção

ARTIGOS