CHILE E BOLIVIA E O CONFLITO PARA ALCANÇAR O OCEANO: GUERRA DO PACIFICO E MUDANÇAS NAS RELAÇÕES ENTRE OS DOIS PAÍSES

Autores

  • Eduardo Ernesto Filippi UFRGS/PPGEEI
  • Carla Carpim Charão Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.22456/2178-8839.50427

Palavras-chave:

Chile e Bolívia, conflito, território.

Resumo

Este artigo procura destacar os principais fatos históricos que levaram a fragmentação das relações bilaterais de Chile e Bolívia, país que perdeu sua saída para o mar. Inicia-se com as pretensões que levaram estes a Guerra do Pacifico, e o texto segue com as tentativas de acordo entre os respectivos presidentes ao longo do século XX, chegando aos dias atuais, expondo a inépcia de proporcionar um acordo que permitisse a Bolívia (por parte do Chile) restabelecer sua soberania ao mar. Ocasionando a exigência boliviana de sua saída ao oceano, em abril de 2013, no Tribunal de Haia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eduardo Ernesto Filippi, UFRGS/PPGEEI

Professor Associado 2 - UFRGS [DERI - Departamento de Ciências Econômicas e Relações Internacionais]. Doutor em Economia Política (Université de Versailles - Saint-Quentin-en-Yvelines, França, 2004), Mestre em Economia Rural (UFRGS, 1997) e Bacharel em Ciências Econômicas (UFRGS, 1993). Professor e pesquisador nos Programas de Pós-Graduação em Estudos Estratégicos Internacionais [PPGEEI] e em Desenvolvimento Rural [PGDR].

Carla Carpim Charão, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Bacharel em Secretariado Executivo Trilíngue

Especialista em Estratégia e Relações Internacionais Contemporâneas.

Downloads

Publicado

2015-03-23

Como Citar

Filippi, E. E., & Charão, C. C. (2015). CHILE E BOLIVIA E O CONFLITO PARA ALCANÇAR O OCEANO: GUERRA DO PACIFICO E MUDANÇAS NAS RELAÇÕES ENTRE OS DOIS PAÍSES. Conjuntura Austral, 6(27-28), 54–75. https://doi.org/10.22456/2178-8839.50427

Edição

Seção

ARTIGOS