SABERES DOCENTES NA VISÃO DE EGRESSOS DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

Wemerson Gomes Borges, Eliane Cristina da Silva, Aline Barbosa de Miranda, Gilberto José Miranda, Luciano Ferreira Carvalho

Resumo


A preocupação com a formação docente no ensino superior tem sido tema a inquietar os pesquisadores de diversas áreas do conhecimento, inclusive na área contábil. A ideia de que o domínio do conteúdo seja suficiente para garantir que o processo de ensino e aprendizagem ocorra já não mais se sustenta. A busca por uma formação docente mais consistente nos leva a verificar quais experiências têm dado certo, ou seja, o que os professores que se destacam entre seus pares possuem como estratégias de ensino? Que conhecimentos ou saberes possuem? No bojo dessas preocupações, por meio de um levantamento junto a ex-alunos dos cursos de Contabilidade, o presente estudo tem como objetivo identificar os saberes fundamentais dos docentes que foram referências na percepção dos egressos do curso de graduação em Ciências Contábeis. A amostra da pesquisa corresponde a 158 respondentes de duas microrregiões dos estados de Minas Gerais e Goiás, para os quais foi enviado um questionário fundamentado no Modelo Bidimensional de Lowman (2007). Os resultados mostraram que o bom desempenho dos docentes é delineado principalmente pelo “domínio do conteúdo”, seguido pela “clareza na transmissão das informações”. De forma coerente, na dimensão Estímulo Intelectual, o principal atributo identificado foi “estar preparado”, enquanto na dimensão Relacionamento Interpessoal, os atributos “interessado” e “respeitoso” apresentaram as maiores médias. Em comparações com estudos anteriores, os atributos “organizado”, “acessível” e “respeitoso” foram os que apresentaram maior convergência.

Palavras-chave


Saberes; Docentes; Modelo bidimencional; Egressos; Ciências Contábeis

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ConTexto - Revista do Programa de Pós-Graduação em Controladoria e Contabilidade da UFRGS - E-ISSN: 2175-8751

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