ENSINO DO EMPREENDEDORISMO NOS CURSOS DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DO ESTADO DO PARANÁ

Autores

  • Natália Milena dos Santos Guidi Santiago Universidade Estadual de Maringá
  • Valter da Silva Faia Universidade Estadual de Maringá
  • Juliano Domingues da Silva Universidade Estadual de Maringá

Palavras-chave:

Empreendedorismo, Ensino, Ciências Contábeis

Resumo

Grandes são as preocupações por parte das Instituições de Ensino Superior (IES) em preparar seus alunos para as necessidades e constantes mudanças da sociedade. Para isso buscam formar profissionais que saibam planejar e gerenciar riscos, aptos a realizar mudanças e inovações, ou seja, profissionais com características empreendedoras. Essa pesquisa propôs efetuar um levantamento das grades curriculares de ciências contábeis das IES do Estado do Paraná participantes do ENADE 2012 com o intuito de identificar as principais características do ensino do empreendedorismo nos cursos de Ciências Contábeis das IES do Estado do Paraná Esse é um estudo de natureza descritiva e qualitativa, cuja coleta de dados se deu por meio de análise documental e entrevistas. Os resultados da pesquisa documental evidenciam que as IES pesquisadas oferecem aos alunos de contabilidade disciplinas de Empreendedorismo ou relacionadas, porém a presença é maior em IES privadas. Por meio de entrevistas, destaca-se que as IES consideram a disciplina de empreendedorismo importante, entretanto, em alguns casos, acaba sendo preterida por outra disciplina técnica, em função da duração do curso. Os resultados da entrevista dão conta também da importância do aluno na busca por ensinamentos fora das salas de aula para formação complementar. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Natália Milena dos Santos Guidi Santiago, Universidade Estadual de Maringá

Graduada em Ciências Contábeis.

Valter da Silva Faia, Universidade Estadual de Maringá

Graduado em Ciências Contábeis e Mestre em Administração. Atualmente é professor no Departamento de Ciências Contábeis (DCC) na Universidade Estadual de Maringá (UEM).

Juliano Domingues da Silva, Universidade Estadual de Maringá

Graduado em Administração e Mestre em Administração. Atualmente é professor no Departamento de Administraçã (DAD) na Universidade Estadual de Maringá (UEM).

Downloads

Publicado

2016-08-31

Como Citar

SANTIAGO, N. M. dos S. G.; FAIA, V. da S.; SILVA, J. D. da. ENSINO DO EMPREENDEDORISMO NOS CURSOS DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DO ESTADO DO PARANÁ. ConTexto - Contabilidade em Texto, Porto Alegre, v. 16, n. 32, 2016. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/ConTexto/article/view/56344. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos