A Igreja Renascer em Cristo e a consolidação do mercado de música gospel no Brasil: uma análise das estratégias de marketing

Jacqueline Ziroldo Dolghie

Resumo


A partir dos anos 70 e 80 o campo religioso protestante no Brasil foi inundado por novas formas de religiosidade. Entre elas estão as igrejas neopentecostais que tiveram, nesses décadas, um crescimento espantoso. Em um cenário pluralista e competitivo nesse campo, a Igreja Apostólica Renascer em Cristo (IRC), fundada em 1986, centrada nas ações mercadológicas, lançou no mercado religioso o seu principal produto, a música gospel. O sucesso de tal produto se deve, em parte, aos princípios de marketing adotados pela IRC e também à existência de uma insatisfação religiosa no meio protestante, principalmente no que se refere ao ritual e a música. Nesse sentido, essa Igreja lançou no mercado religioso um produto simbólico a fim de satisfazer a demanda religiosa reprimida, contribuindo assim, de forma direta, na consolidação do mercado de música gospel no Brasil.

Palavras-chave


Igreja Renascer; música gospel; neopentecostalismo; mercado religioso; Renascer Cristo Church; gospel music; neopentecostalism; religions market

Texto completo:

PDF


Ciencias Sociales y Religión/Ciências Sociais e Religião.

ISSN impresso: 1518-4463
ISSN online: 1982-2650

contador de visitas