Brincar e filosofar, despertando o interesse pelo saber: oficinas sobre animais peçonhentos.

Autores

  • Daniel Derrossi Meyer Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Kátia Valença Correia Leandro da Silva Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.22456/2595-4377.4994

Palavras-chave:

Animais peçonhentos, oficinas educativas, brincar, filosofar, conhecimento.

Resumo

O projeto de extensão “Respeito ao Animal Feio”, desenvolvido em 2006, nos municípios de Porto Alegre e Viamão, relata experiências vivenciadas por oficineiros em turmas do Ensino Fundamental de escolas da rede pública de ensino. Utilizando as brincadeiras e a filosofia como alternativas pedagógicas, o objetivo do trabalho foi despertar nos escolares o interesse pelo conhecimento sobre animais peçonhentos. Metodologias sobre oficinas educativas e atividades lúdicas foram aplicadas, observando, assim, maior interesse dos alunos em aprender. Ao descobrirem determinados saberes brincando, os alunos melhoravam a postura de convivência e desenvolviam o hábito de cooperar, de imaginar, de planejar, de criar novos conceitos. Instigar o escolar a refletir sobre os conhecimentos, formular hipóteses, construir caminhos, tomar decisões e respeitar a opinião do colega auxilia não só no processo individual de ensino-aprendizagem, mas, sobretudo, no coletivo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniel Derrossi Meyer, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Graduando em Ciências Biológicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Bolsista de Extensão Universitária da Pró-Reitoria de Extensão da UFRGS

Kátia Valença Correia Leandro da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professora Associada do Departamento de Biofísica do Instituto de Biociências da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (IBUFRGS). Mestre em Bioquímica pela Universidade Federal de Pernambuco. Doutora em Genética e Biologia Molecular pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre.

Downloads

Publicado

06-04-2008

Como Citar

MEYER, D. D.; DA SILVA, K. V. C. L. Brincar e filosofar, despertando o interesse pelo saber: oficinas sobre animais peçonhentos. Cadernos do Aplicação, Porto Alegre, v. 21, n. 1, 2008. DOI: 10.22456/2595-4377.4994. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/CadernosdoAplicacao/article/view/4994. Acesso em: 29 mar. 2024.