As práticas educativas dos agentes comunitários de saúde e a educação popular

Autores

  • Clemildo Anacleto Silva Centro Universitário Metodista - IPA
  • Jorge Luiz Ayres Gonzaga
  • José Clovis Azevedo Centro Universitário Metodista - IPA

DOI:

https://doi.org/10.22456/2595-4377.43928

Palavras-chave:

Educação Básica, Educação Popular

Resumo

O presente texto reflete sobre a prática profissional dos agentes comunitários de saúde e a sua relação com a educação popular. Contextualiza a saúde pública no modo de produção capitalista e evidencia as interações advindas desta relação. Destaca a precariedade da formação técnica e profissional dos agentes comunitários de saúde. Observa que, contextualizada pela estruturação capitalista, a prática profissional dos agentes comunitários de saúde se efetiva como instrumento de promoção e prevenção em saúde pública. Esta prática está fundamentada na educação popular que se alicerça na realidade dos indivíduos e na construção dialógica do conhecimento. Alinha-se o conceito de educação popular com o conceito de educação não formal na construção de processos educativos que promovam a autonomia dos indivíduos que utilizam a sistema público de saúde.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Clemildo Anacleto Silva, Centro Universitário Metodista - IPA

Professor do mestrado em Reabilitação e Inclusão do Centro Universitário Metodista – IPA, em Porto Alegre. Doutor em Ciências da Religião, mestre em Educação e licenciado em Filosofia.

Jorge Luiz Ayres Gonzaga

Mestre em Reabilitação e Inclusão pelo Centro Universitário Metodista IPA, Historiador e Docente da rede pública de educação do Estado do Rio Grande do Sul.

José Clovis Azevedo, Centro Universitário Metodista - IPA

Doutor em educação pela USP. Professor do mestrado em Reabilitação e Inclusão do Centro Universitário Metodista IPA. Vice-líder do Grupo de Pesquisa Educação e Inclusão do IPA. Membro do Grupo de Pesquisa Educação e Trabalho da UFPR. Secretário de Educação do Estado do Rio Grande do Sul.

Downloads

Publicado

17-11-2016

Como Citar

SILVA, C. A.; GONZAGA, J. L. A.; AZEVEDO, J. C. As práticas educativas dos agentes comunitários de saúde e a educação popular. Cadernos do Aplicação, Porto Alegre, v. 29, 2016. DOI: 10.22456/2595-4377.43928. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/CadernosdoAplicacao/article/view/43928. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Temática especial