As práticas educativas dos agentes comunitários de saúde e a educação popular
DOI:
https://doi.org/10.22456/2595-4377.43928Palavras-chave:
Educação Básica, Educação PopularResumo
O presente texto reflete sobre a prática profissional dos agentes comunitários de saúde e a sua relação com a educação popular. Contextualiza a saúde pública no modo de produção capitalista e evidencia as interações advindas desta relação. Destaca a precariedade da formação técnica e profissional dos agentes comunitários de saúde. Observa que, contextualizada pela estruturação capitalista, a prática profissional dos agentes comunitários de saúde se efetiva como instrumento de promoção e prevenção em saúde pública. Esta prática está fundamentada na educação popular que se alicerça na realidade dos indivíduos e na construção dialógica do conhecimento. Alinha-se o conceito de educação popular com o conceito de educação não formal na construção de processos educativos que promovam a autonomia dos indivíduos que utilizam a sistema público de saúde.
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