A história recente nos livros didáticos: a ditadura militar e a questão da anistia no Brasil

Autores

  • Carla Simone Rodeghero
  • Vanderlei Machado Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.22456/2595-4377.15519

Palavras-chave:

História do tempo presente, livros didáticos, Lei da Anistia, Ensino Médio.

Resumo

O presente artigo discute maneiras de inserir a História recente do Brasil nas aulas do Ensino Médio. A partir das discussões atuais sobre a necessidade de uma nova interpretação da Lei da Anistia de 1979, o texto volta à década de 1970 para recuperar o processo de luta em prol da anistia e os limites da lei aprovada, procurando mostrar a complexidade dessa problemática e a sua fecundidade para refletir sobre o presente e o passado brasileiros. Investiga o tratamento que tem sido dado ao tema nos livros didáticos apresentados pelo Catálogo Nacional do Livro didático de 2008. Sugere, ao final, caminhos para trabalhar a anistia em sala de aula.

 

 

Palavras-chave: História do tempo presente, livros didáticos, Lei da Anistia, Ensino Médio.

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Biografia do Autor

Vanderlei Machado, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professor de História, com doutorado na área. Temas de pesquisa: livros didáticos, História da Educação e representações de gênero.

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Publicado

01-04-2010

Como Citar

RODEGHERO, C. S.; MACHADO, V. A história recente nos livros didáticos: a ditadura militar e a questão da anistia no Brasil. Cadernos do Aplicação, Porto Alegre, v. 23, n. 1, p. 165–198, 2010. DOI: 10.22456/2595-4377.15519. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/CadernosdoAplicacao/article/view/15519. Acesso em: 28 mar. 2024.