CAPACIDADE DE ABSORÇÃO E CANAIS DE INTERAÇÃO UNIVERSIDADE-EMPRESA: UMA ANÁLISE EMPÍRICA PARA EMPRESAS NO RIO GRANDE DO SUL

Autores

  • Andréia Cunha da Rosa Professora da Universidade do Vale do Rio dos Sinos
  • André Luiz da Silva Teixeira Universidade Federal de Minas Gerais/Doutorando
  • Janaina Ruffoni Professora do Programa de Pós-Graduação em Economia da Universidade do Vale do Rio dos Sinos
  • Márcia Siqueira Rapini Professora do Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional (CEDEPLAR) da Universidade Federal de Minas Gerais.

DOI:

https://doi.org/10.22456/2176-5456.57042

Palavras-chave:

Capacidade de absorção da firma, Canais de troca de conhecimento e informação, Interação universidade-empresa

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar de forma pioneira a interação entre as dimensões da Capacidade de Absorção (CA) da empresa, os canais de troca de informação e conhecimentos com as universidades e os resultados da inovação para a firma. A partir de informações coletadas de empresas localizadas no Rio Grande do Sul que interagiram com universidades e o uso do método de Componentes Principais Categóricos, foram identificadas especificidades das dimensões da CA de acordo com o canal utilizado pela empresa. Constatou-se que: (1) empresas que interagem via consultoria possuem maiores capacidades de assimilação; (2) quem interage via pesquisa conjunta tem maior capacidade de aquisição e exploração; (3) quem interage via canais ligados à “universidade empreendedora” não possui capacidades absortivas distintas das demais. Comprovou-se também que quem inova em produto e processo tem maior capacidade de assimilar, transformar e explorar o conhecimento externo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

André Luiz da Silva Teixeira, Universidade Federal de Minas Gerais/Doutorando

Graduado em Economia pela Universidade Federal de Viçosa, mestre pela Universidade Federal de Minas Gerais na área de Economia e doutorando na mesma instuição, sob orientação da prof. Márcia Siqueira Rapini em ambos. Tem interesse nas áreas de: Interação Universidade-Empresa; Inovação; Capacidade de Absorção

Downloads

Publicado

2018-04-27

Como Citar

Rosa, A. C. da, Teixeira, A. L. da S., Ruffoni, J., & Rapini, M. S. (2018). CAPACIDADE DE ABSORÇÃO E CANAIS DE INTERAÇÃO UNIVERSIDADE-EMPRESA: UMA ANÁLISE EMPÍRICA PARA EMPRESAS NO RIO GRANDE DO SUL. Análise Econômica, 36(69). https://doi.org/10.22456/2176-5456.57042

Edição

Seção

Artigos