A TRAGÉDIA DOS COMMONS REVISITADA: UMA ANÁLISE CRÍTICA

Autores

  • Juliano Vargas Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) http://orcid.org/0000-0002-9766-836X
  • Alain Herscovici Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

DOI:

https://doi.org/10.22456/2176-5456.54987

Palavras-chave:

Commons, Propriedade privada e pública, Direito de propriedade

Resumo

O artigo apresenta a proposta seminal de Hardin em “The tragedy of the commons”, publicado na revista Science em dezembro de 1968, de que o aumento populacional desmedido combinado à propriedade comunal dos bens degenera em problemas de natureza social, não existindo uma solução técnica viável para a questão. Para o autor, o problema apenas pode ser superado com a redução das liberdades individuais e através da coerção, adotando-se o arranjo de propriedade privada ou pública, mas esta última com restrições. Da tese de Hardin, seguida da formalização de seu modelo de acordo com os manuais convencionais de economia, é elaborada uma análise crítica que ressalta os limites dessa abordagem, mostrando que nada indica, sistematicamente, que o arranjo de propriedade privada seja o mais apropriado. A apropriação privada de um bem comum coletivo pode esgotar seu estoque disponível, além de que existem outros meios para regular o sistema e também diferentes situações em função da natureza do bem comum.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Juliano Vargas, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

Mestre em Economia pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Membro do Grupo de Estudos de Macroeconomia (GREM) e do Grupo de Estudos de Economia da Cultura, Comunicação, Informação e Conhecimento (GEECCIC) do Programa de Pós-Graduação em Economia da UFES.

Alain Herscovici, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

Doutor em Economia pelas Universidades de Paris I Panthéon-Sorbonne e de Amiens. Coordenador do Grupo de Estudo em Macroeconomia (GREM) e do Grupo de Estudo de Economia da Cultura, Comunicação, da Informação e Conhecimento (GEECCIC). Professor Titular, Programa de Pós-Graduação em Economia da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).

Downloads

Publicado

2017-03-17

Como Citar

Vargas, J., & Herscovici, A. (2017). A TRAGÉDIA DOS COMMONS REVISITADA: UMA ANÁLISE CRÍTICA. Análise Econômica, 35(67). https://doi.org/10.22456/2176-5456.54987

Edição

Seção

Artigos