DINÂMICA INTERGERACIONAL DE EDUCAÇÃO E CORRESIDÊNCIA ENTRE PAIS E FILHOS ADULTOS NO BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.22456/2176-5456.52942Palavras-chave:
Mobilidade intergeracional, Capital humano, CorresidênciaResumo
Este artigo busca analisar a mobilidade intergeracional de educação no Brasil considerando sua possível inter-relação com a decisão de corresidência entre filhos adultos e pais no mesmo domicílio. Foram usados os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (PNAD) de 1996 incorporando sua amostragem complexa e um modelo empírico de decisão conjunta de corresidência e acumulação de capital humano com autosseleção de filhos de acordo com sua posição familiar. Os resultados sugerem que os coeficientes de persistência educacional não podem ser generalizados devido ao viés de seleção amostral. Ademais, foram encontradas evidências de uma maior mobilidade para o grupo de filhos corresidentes com os pais na vida adulta em relação a filhos que são chefes ou cônjuges nos domicílios pesquisados.Downloads
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Publicado
2018-04-27
Como Citar
Ramalho, H. M. de B., & Netto Junior, J. L. S. (2018). DINÂMICA INTERGERACIONAL DE EDUCAÇÃO E CORRESIDÊNCIA ENTRE PAIS E FILHOS ADULTOS NO BRASIL. Análise Econômica, 36(69). https://doi.org/10.22456/2176-5456.52942
Edição
Seção
Artigos