Registro fotográfico e a dinâmica das negociações na construção da etnografia: minhas experiências com a pesquisa “Bonecas Karajá”
DOI:
https://doi.org/10.22456/1984-1191.37756Palavras-chave:
Bonecas Karajá. Fotografia e metodologia. Diário iconográfico. Pesquisa e devolução.Resumo
Este artigo apresenta e analisa aspectos da autorização, captação e devolução de fotografias realizadas na pesquisa para registro das bonecas Karajá como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil. O uso metodológico da imagem fotográfica aprofundou diálogo, expôs tensões e revelou subjetividades. Argumento que a dinâmica das negociações decorrentes das particularidades estruturais do grupo estudado problematiza as normatizações previstas pelos Comitês de Ética em Pesquisa. As evidências etnográficas apresentadas indicam que as etapas de autorização, captação e devolução de imagem se fundem em continuo processo de negociação com as e os interlocutores envolvidas/os.
Palavras chave: Bonecas Karajá. fotografia e metodologia. diário iconográfico. pesquisa e devolução.
Photographic documentation and dynamics of negotiations in the construction of ethnography: my experiences with "Bonecas Karajá" research
Abstract
This article presents and analyzes aspects involved in the agreement for capture and in the return of photographs made in the research which constitutes the documentation for the registry of Karaja dolls as Patrimônio Cultural do Brasil.The methodological use of the photographic image deepened dialogue, exposed tensions and revealed subjectivities. I argue that the dynamics of the negotiations resulting from structural features of the study group questions the norms laid down by the Comitês de Ética em Pesquisa. The ethnographic evidence suggests that the separated steps of authorization, capture and return of image merge into continuous negotiation process with the stakeholders involved.
Keywords: Karajá dolls. photography and methodology. iconographyc journal. research return.Downloads
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