Protocolo de Atendimento e Acompanhamento Nutricional Pediátrico por Níveis Assistenciais

Cristina Toscani Leal Dornelles, Carla Rosane de Moraes Silveira, Luciane Beitler da Cruz, Lilia Farret Refosco, Miriam Isabel dos Santos Simon, Tatiana Maraschin

Abstract


Objetivo: Descrever um protocolo de atendimento e acompanhamento nutricional através de níveis assistenciais em pediatria, para sistematizar e otimizar assistência nutricional das crianças e adolescentes hospitalizados.

Métodos: Foram padronizadas a avaliação antropométrica e a classificação do estado nutricional, bem como, definidos os fatores de risco para desnutrição nas crianças e adolescentes hospitalizados. Estabelecidas três categorias de níveis assistenciais, que determinaram o tipo de atendimento e freqüência do acompanhamento nutricional. Os critérios de avaliação, acompanhamento e reavaliação foram definidos conforme o nível assistencial. Para crianças em situações especiais foram criados protocolos específicos e para as desnutridas, critérios para reabilitação nutricional. Elaborada uma ficha de atendimento com acompanhamento nutricional pediátrico (FAANP), para ser preenchida a partir da admissão hospitalar.

Conclusão: A utilização de um protocolo de atendimento por níveis assistenciais em pediatria proporcionou a padronização de procedimentos de avaliação nutricional e a otimização do acompanhamento de crianças e adolescentes, permitindo uma intervenção nutricional mais efetiva.


Keywords


crianças e adolescentes hospitalizados; níveis assistenciais; estado nutricional; assistência nutricional pediatria.



 

http://www.seer.ufrgs.br/hcpa

e-ISSN: 2357-9730