Diabetes Melito e Acromegalia: Interações entre Hormônio de Crescimento e Insulina

Fabiola Costenaro, Ticiana da Costa Rodrigues, Daniela Fedrizzi, Marcelle Dietrich Oliveira, Mauro Antonio Czepielewski

Resumo


Introdução: o hormônio de crescimento humano (GH) possui um importante papel na fisiologia do metabolismo glicêmico, lipídico e protéico. O excesso deste hormônio, como encontrado na acromegalia, induz a um estado de resistência insulínica que pode estar associado à presença de diabetes melito (DM).

Objetivos: descrever a frequência de DM e as características dos indivíduos com acromegalia e DM em acompanhamento no Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA).

Métodos: estudo transversal avaliando o perfil clínico e laboratorial de uma coorte de pacientes com acromegalia. Os critérios utilizados para cura da doença foram os sugeridos pelo consenso de 2000 e, para considerar-se sob remissão, presença de IGF-1 normal para sexo e idade em uso de medicação para controle da acromegalia. As dosagens de IGF-1 foram realizadas pelo método imunoradiométrico e as de GH por quimioluminescência.

Resultados: cinquenta e nove pacientes com acromegalia foram analisados. Desses, 24% preencheram critérios de cura e 25% estavam em remissão da doença, os restantes apresentando doença ativa. Trinta e sete por cento dos pacientes apresentavam DM, com HbA1c média de 7,3±2,2%. Entre os pacientes com DM, 86% não preencheram critérios de cura e mais frequentemente eram hipertensos [16/22 (73%) vs. 17/37 (46%), P=0,04] e faziam mais uso de estatina [14/22 (64%) vs. 8/37 (21%), P=0,004] em relação aos pacientes sem DM. Após análise de regressão logística múltipla, a presença de DM foi associada à presença de acromegalia ativa [razão de chances: 17,4 (IC 95%: 1,08-28,0), P=0,04] e essa associação foi independente do ajuste para idade, níveis de IGF-1 ou GH, hipertensão arterial e níveis séricos de triglicerídeos.

Conclusões: O DM foi frequente entre os pacientes com acromegalia e significativamente relacionado ao controle da doença.

 


Palavras-chave


acromegalia; diabetes; hormônio do crescimento.

Texto completo:

PDF


http://www.seer.ufrgs.br/hcpa