Abordagem Triangular desde uma Episteme Descolonial
DOI:
https://doi.org/10.22456/2357-9854.76139Palavras-chave:
Abordagem Triangular. Arte. Ensino da arte. Estudos descoloniais.Resumo
Todas as artes podem ser referidas a partir da episteme que revela a Abordagem Triangular, resultado de uma posição que Ana Mae Barbosa tem sustentado pela arte e pela arte educação. A questão central do artigo está em analisar a Abordagem Triangular a partir dos estudos descoloniais e sua aplicação na prática educacional do autor.Downloads
Referências
BARBOSA, Ana Mae. Tópicos utópicos. Belo Horizonte: C/ARTE, 1998.
BARBOSA, Ana Mae. A imagen no ensino da arte. Sâo Paulo: Editora Perspectiva, 2012.
BARBOSA, Ana Mae; CUNHA, Fernanda Pereira da (Org.). Abordagem Triangular no ensino das artes e culturas visuais. São Paulo: Cortez Editora, 2010.
CABRERA SALORT, Ramón. Paulo Freire y Pichon Rivière en los cauces del ISA. In: CABRERA SALORT, Ramón (Org.). Indagaciones sobre arte y educación. La Habana: Editorial Adagio, 2010. p. 267-281.
CANCLINI, Néstor García. Las culturas híbridas: estrategias para entrar y salir de la modernidad. México: Siglo XXI Editores, 1992.
FRANGE, Lucimar Bello Pereira. Por que se esconde a violeta. São Paulo: Annablume Editora, 2010.
LANDER, Edgardo (Org.). La colonialidad del saber: eurocentrismo y ciencias sociales. Perspectivas latinoamericanas. Caracas: CLACSO, 2000.
MARTÍ, José. Nuestra América. v. 6. Obras Completas. La Habana: Editorial Nacional de Cuba, 1963. p. 15-23.
MARTÍN BARBERO, Jesús. De los medios a las mediaciones: comunicación, cultura y hegemonía. México: Editorial Gustavo Gili S. A., 1987.
MIGNOLO, Walter; GÓMEZ, Pedro Pablo. Estéticas y opción decolonial. Bogotá: Universidad Distrital Francisco José de Caldas, 2012.
RAMÍREZ LARSEN, David A. La creación y el análisis desde la relación, la continuidad, el contexto y el protagonismo del alumno. Tesis (Maestría en Educación por el Arte) – Facultad de Artes Visuales, Universidad Autónoma de Nuevo León, Monterrey. 2016.
RODRÍGUEZ DE LA CRUZ, Maikel. S.A.T.A. Provocaciones para la escritura escénica. Tesis (Maestría en Educación por el Arte) – Facultad de Artes Visuales, Universidad de las Artes (ISA), La Habana. 2013.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os leitores são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista, desde que haja sempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Revista GEARTE e que não haja qualquer alteração no trabalho original. Qualquer outro uso dos textos precisa ser aprovado pelo(s) autor (es) e pela Revista.
Ao submeter um artigo à Revista GEARTE e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista: os autores mantêm os direitos autorais e concedem à Revista GEARTE o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença de Atribuição Creative Commons CC BY 4.0; os autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online em repositórios institucionais/disciplinares ou na sua página pessoal.
Este periódico utiliza uma Licença de Atribuição Creative Commons 4.0 Internacional.