As múltiplas faces da governança no financiamento da educação: relações entre o TCU e a OCDE
DOI:
https://doi.org/10.17648/fineduca-2236-5907-v6-67756Palavras-chave:
Governança Educacional. Financiamento da Educação. TCU. OCDE.Resumo
Este artigo discute a relação entre o TCU e a OCDE sob a óptica das redes de governança. O referencial teórico se baseia em Ball, Dale e Shultz. Com base em análise de conteúdo, foi identificada ampliação da frequência do termo OCDE nos relatórios do TCU no período 2000 a 2015, com a OCDE passando de uma referência geral para um referencial de governança nas decisões do Tribunal, o que se evidencia pela análise de Acordo de Cooperação firmado entre as duas instituições em 2013 e pelo conteúdo dos relatórios do TCU. São discutidos os reflexos dessa relação para a indução de políticas públicas, com foco nas de financiamento da educação. Como resultado, é apontada a multiplicidade de relações estabelecidas por instituições de ideário neoliberal com o Estado, não a fim de esvaziá-lo, mas de preenchê-lo com soluções pré-formatadas e dimensionadas em cifras.
Downloads
Referências
AKKARI, Abdeljalil. Internacionalização das Políticas Educacionais: transformações e desafios. Petrópolis: Editora Vozes, 2011.
ARATO, Andrew. Representação, soberania popular, e accountability. Lua Nova, São Paulo, n. 55-56, p. 85-103, 2002.
BALL, Stephen J. Diretrizes Políticas Globais e Relações Políticas Locais em Educação. Currículo sem Fronteiras, Porto Alegre; Lisboa, v. 1, n. 2, p. 99-116, jul./dez. 2001.
BALL, Stephen J. Novos Estados, Nova Governança e Nova Política Educacional. In: APPLE, Michael; BALL, Stephen J.; GANDIN, Luís Armando (Org.). Sociologia da Educação: análise internacional. Porto Alegre: Penso, 2013. p. 177-189.
BALL, Stephen J. Educação Global S.A.: novas redes políticas e o imaginário neoliberal. Tradução: Janete Bridon. Ponta Grossa: UEPG, 2014.
BALL, Stephen J.; MAINARDES, Jefferson (Org.). Políticas Educacionais: questões e dilemas. São Paulo: Cortez, 2011.
BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. São Paulo: Ed. 70, 2011.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Diário Oficial [da República Federativa do Brasil], Brasília/DF, 1988.
BRASIL. Lei 13.005. Aprova o Plano Nacional de Educação - PNE e dá outras providências. Diário Oficial [da República Federativa do Brasil], Brasília/DF, 2014a.
BRASIL. Tribunal de Contas da União. Relatório do Acórdão nº 618. Plenário. Brasília/DF, 2014b.
BRASIL. Tribunal de Contas da União. Relatório do Acórdão nº 1089. Plenário. Brasília/DF, 2014c.
BRASIL. Tribunal de Contas da União. Relatório do Acórdão nº 906. Plenário. Brasília/DF, 2015.
CAMPOS, Anna Maria. Accountability: quando poderemos traduzi-la para o português?. Revista de Administração Pública, Rio de Janeiro, v. 24, n. 2, p. 30-50, fev./abr. 1990.
DALE, Roger. A sociologia da educação e o Estado após a globalização. Educação e Sociedade, Campinas, v. 31, n. 113, p. 1099-1120, dez. 2010.
DOURADO, Luiz Fernandes; OLIVEIRA, João Ferreira. A qualidade da educação: perspectivas e desafios. Caderno Cedes, Campinas, v. 29, n. 78, p. 201-215, maio/ago. 2009.
GUIMARÃES-IOSIF, Ranilce. Educação, Pobreza e Desigualdade no Brasil: impedimentos para a cidadania global emancipada. Brasília: Liber Livro, 2009.
HOWLETT, Michael; RAMESH, M.; PERL, Anthony. Política Pública. Seus Ciclos e Subsistemas. Uma abordagem integral. Rio de Janeiro: Elsevier; Campus, 2013.
HORTA NETO, João Luiz. Os efeitos das avaliações externas sobre as políticas educacionais do governo federal do Brasil. In: CUNHA, Célio da; JESUS, Wellington Ferreira de; GUIMARÃES-IOSIF, Ranilce. A Educação em Novas Arenas: políticas, pesquisas e perspectivas. Brasília: UNESCO, 2014. p. 51-77.
MAINARDES, Jefferson; MARCONDES, Maria Inês. Entrevista com Stephen J. Ball: um diálogo sobre justiça social, pesquisa e política educacional. Educação e Sociedade, Campinas, v. 30, n. 106, p. 303-318, 2009.
MAUÉS, Olgaíses Cabral. A política da OCDE para a educação e a formação docente. A nova regulação? Educação, Porto Alegre, PUCRS, v. 34, n. 1, 2011.
MEIRELLES, Hely Lopes. Direito administrativo brasileiro. 9. ed. São Paulo: Revista dos Tribunais, 1989.
O'DONNELL, Guillermo. Accountability horizontal e novas poliarquias. Lua Nova, São Paulo, n. 44, p. 27-54, 1998.
POWER, Sally. O detalhe e o macrocontexto: o uso da teoria centrada no Estado para explicar práticas e políticas educacionais. In: BALL, Stephen J.; MAINARDES, Jefferson (Org.). Políticas Educacionais: questões e dilemas. São Paulo: Cortez, 2011.
SCHEDLER, Andréas. Conceptualizing accountability. In: SCHEDLER, Andreas; DIAMOND, Larry; PLATTNER, Marc F. (Org.). The Self-restraining State: power and accountability in new democracies. London: Lynne Rienner Publishers, 1999. p. 13-28.
SHIROMA, Eneida Oto; EVANGELISTA, Olinda. Estado, Capital e Educação: reflexões sobre hegemonia e redes de governança. Revista Educação e Fronteiras On-Line, Dourados/MS, v. 4, n. 11, p. 21-38, maio/ago. 2014.
SHULTZ, Lynette. Governança global, neocolonialismo e respostas democráticas para políticas educacionais. In: GUIMARÃES-IOSIF, Ranilce (Org.). Política e Governança educacional: contradições e desafios na promoção da cidadania. Brasília: Liber Livro; Universa, 2012. p. 25-40.
SILVA, Maria Abádia da. Qualidade social da educação pública: algumas aproximações. Caderno Cedes, Campinas, v. 29, n. 78, p. 216-226, maio/ago. 2009.
TCU. Acordo de Cooperação entre TCU e OCDE. Não publicado. Obtido junto ao TCU por meio da Lei de Acesso à Informação (LAI). Brasília, 2013.
WATHIER, Valdoir Pedro. Accountability e Educação: o Sistema de Gestão de Prestação de Contas do FNDE. 2013. 150 f. Dissertação (Mestrado em Educação) ‒ Universidade Católica de Brasília (UCB), Brasília, 2013.
WATHIER, Valdoir Pedro. TCU e o Financiamento da Educação. In: ENCONTRO FINEDUCA - POLÍTICAS PÚBLICAS DE FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO: desafios e perspectivas nos planos educacionais, 3, 2015, Porto Alegre. Anais... Porto Alegre: UFRGS, 2015.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).