O vencimento dos profissionais do magistério em duas décadas (1996-2015): limites e alcances da valorização

Autores

  • Andréa Barbosa Gouveia Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba/PR
  • Aline Kazuko Sonobe Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba/PR
  • Bruna Caroline Camargo Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba/PR
  • Diana Cristina Abreu Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba/PR
  • Luiza Freire Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba/PR
  • Marcia Andreia Grochoska Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba/PR
  • Marina de Godoy Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba/PR

DOI:

https://doi.org/10.17648/fineduca-2236-5907-v6-67666

Palavras-chave:

Vencimento. Remuneração. Valorização do Magistério. Piso Salarial Profissional Nacional (PSPN).

Resumo

O artigo apresenta os resultados de uma pesquisa a respeito da trajetória do vencimento dos professores na rede estadual de ensino do estado do Paraná e na rede municipal de Curitiba/PR, no período de 1996 a 2015. Esta trajetória de vinte anos comporta pelo menos cinco mudanças nos governos municipais e estaduais e a implementação da lei do Piso Salarial Profissional Nacional (PSPN). Esta pesquisa buscou identificar os alcances da promessa de valorização do magistério no ingresso na profissão.

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Biografia do Autor

Andréa Barbosa Gouveia, Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba/PR

Andréa Barbosa Gouveia é doutora em Educação, professora do Núcleo de Pesquisa em Políticas Educacionais da Universidade Federal do Paraná (NUPE-UFPR).

Aline Kazuko Sonobe, Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba/PR

Aline Kazuko Sonobe é doutoranda em Educação do Núcleo de Pesquisa em Políticas Educacionais da Universidade Federal do Paraná (NUPE-UFPR).

Bruna Caroline Camargo, Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba/PR

Bruna Caroline Camargo é mestre em Educação pelo Núcleo de Pesquisa em Políticas Educacionais da Universidade Federal do Paraná (NUPE-UFPR), professora colaboradora na Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).

Diana Cristina Abreu, Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba/PR

Diana Cristina Abreu é doutora em Educação pelo Núcleo de Pesquisa em Políticas Educacionais da Universidade Federal do Paraná (NUPE-UFPR), professora da educação básica.

Luiza Freire, Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba/PR

Luiza Freire é doutoranda em Educação do Núcleo de Pesquisa em Políticas Educacionais da Universidade Federal do Paraná (NUPE-UFPR), bolsista pesquisadora (OBEDUC/CAPES).

Marcia Andreia Grochoska, Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba/PR

Marcia Andreia Grochoska é pós-doutoranda em Educação pelo Núcleo de Pesquisa em Políticas Educacionais da Universidade Federal do Paraná (NUPE-UFPR), professora da educação básica.

Marina de Godoy, Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba/PR

Marina de Godoy é mestre em Educação pelo Núcleo de Pesquisa em Políticas Educacionais da Universidade Federal do Paraná (NUPE-UFPR), professora da educação básica.

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Publicado

2016-12-07

Como Citar

Gouveia, A. B., Sonobe, A. K., Camargo, B. C., Abreu, D. C., Freire, L., Grochoska, M. A., & de Godoy, M. (2016). O vencimento dos profissionais do magistério em duas décadas (1996-2015): limites e alcances da valorização. FINEDUCA - Revista De Financiamento Da Educação, 6. https://doi.org/10.17648/fineduca-2236-5907-v6-67666

Edição

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