Uma Análise das Fontes de Receita, dos Gastos e do Padrão de Atendimento de uma Instituição de Educação Infantil Filantrópica na Cidade de Ribeirão Preto
Palavras-chave:
Educação infantil, Financiamento da educação infantil, Creches filantrópicas, Convênios na educação infantil.Resumo
Resumo:
No Brasil, historicamente, a educação infantil, em especial as creches, em virtude da sistemática omissão por parte dos poderes públicos, conta com a expressiva participação de instituições privadas sem fins lucrativos que englobam as entidades confessionais, comunitárias ou filantrópicas. Tendo em vista este contexto, este trabalho tem como objetivo analisar como são arrecadados e aplicados os recursos financeiros de uma instituição de educação infantil filantrópica de Ribeirão Preto, bem como o padrão de atendimento educacional por ela oferecido. Como instrumentos de coleta de dados foram utilizadas a análise documental (balanços da instituição para os anos de 2006 e 2007), a observação participante, entrevistas com a equipe de coordenação da instituição, além da aplicação de questionários aos funcionários para levantar o tempo de trabalho, remuneração recebida, a formação escolar e a função exercida. Os resultados obtidos apontam que, não obstante o esforço de levantamento de recursos via doações e atividades por parte da instituição, a prefeitura municipal é a sua principal financiadora. Do ponto de vista da prefeitura, esta opção parece decorrer essencialmente do custo menor do repasse por aluno feito quando comparado com a oferta direta pelo município do atendimento na educação infantil. O risco deste procedimento é o comprometimento da qualidade do atendimento, uma vez que há um evidente subfinanciamento no repasse feito a estas instituições.
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