O Sujeito na psicanálise e na educação: bases para a educação terapêutica

Maria Cristina Machado Kupfer

Resumo


No presente artigo, defende-se a tese de que a noção psicanalítica de sujeito do inconsciente difere das noções de sujeito presentes no campo da educação, mas está na base da Educação Terapêutica. O artigo examina inicialmente a noção de sujeito em Aristóteles e na Filosofia Moderna e investiga seu sentido em Freud e em Lacan. Em seguida, expõe a visão psicanalítica dos problemas de desenvolvimento da criança para propor no final a Educação Terapêutica, prática de tratamento e educativa que supõe a noção de sujeito do inconsciente. Alguns exemplos dessa prática são apresentados, com especial ênfase no ensino da escrita para crianças que apresentam vicissitudes em seu desenvolvimento psíquico.


Palavras-chave


Sujeito. Psicanálise. Educação. Educação Especial. Educação

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Educação & Realidade - ISSN 0100-3143 (impresso) e 2175-6236 (online)

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