A Educação Para a Cidadania Entre Passado, Presente e Futuro

Autores

  • Oldimar Cardoso USP

Palavras-chave:

Educação para a cidadania. Formação política. Democracia.

Resumo

Com base na definição de educação como iniciação em tradições herdadas, este artigo visa estabelecer a educação para a cidadania com um foco no passado, em oposição às propostas em voga – educação por competências, pós-convencionalidade – que estabelecem esse foco no presente ou no futuro. Para isso, este artigo analisa a polissemia do conceito de cidadania, o impacto da ausência de limites entre público e privado para a definição de espaço público, o efeito da oscilação entre universalismo e comunitarismo para a definição de coletividade política, o que influi na definição de educação para a cidadania. Este artigo analisa ainda as diferenças entre formação – ???????? – e educação para concluir que apenas essa última pode existir no mundo Moderno.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Oldimar Cardoso, USP

Oldimar Cardoso é pós-doutorando em História pela Universidade de Augsburg (Alemanha) e pela Universidade de São Paulo. É doutor e mestre em Educação pela Universidade de São Paulo, autor da tese A Didática da História e o slogan da formação de cidadãos (2007).

Arquivos adicionais

Publicado

2008-04-30

Como Citar

Cardoso, O. (2008). A Educação Para a Cidadania Entre Passado, Presente e Futuro. Educação & Realidade, 34(1). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/8462

Edição

Seção

Artigos