Modulações de Acoplamento Tecnológico Como Estratégia de Pesquisa e Intervenção
Palavras-chave:
Acoplamento tecnológico. Oficina terapêutica. Saúde mental. Jovem. Fotografia.Resumo
Este artigo busca discutir as possibilidades de construção de estratégias de pesquisa e de intervenção por meio das tecnologias de produção de imagem fotográfica digital. Para tanto, trazemos uma experiência realizada em um serviço de saúde mental infanto-juvenil em Porto Alegre, Brasil. Em tal experiência, buscamos construir uma forma específica de conceber as relações entre sujeitos e tecnologias, o acoplamento tecnológico, assim como tentamos modular este acoplamento com a realização de oficinas de fotografia digital, nas quais jovens em tratamento e equipe técnica produziram imagens a partir de uma questão que lhes foi proposta. Discutimos de que modo a fotografia pode, por meio de um acoplamento cognição-máquina, garantir possibilidades de criação. Nossa hipótese é a de que isso se tornará possível por meio da colocação de uma proposta, pensada a partir do campo de pesquisa. Desse modo, buscamos encaminhar a construção de uma forma de pesquisar e produzir ações em campo através da tecnologia.Downloads
Não há dados estatísticos.
Arquivos adicionais
Publicado
2008-04-30
Como Citar
Maurente, V., Maraschin, C., & Biazus, M. C. (2008). Modulações de Acoplamento Tecnológico Como Estratégia de Pesquisa e Intervenção. Educação & Realidade, 34(1). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/8460
Edição
Seção
Artigos