Modulações de Acoplamento Tecnológico Como Estratégia de Pesquisa e Intervenção

Autores

  • Vanessa Maurente UFRGS
  • Cleci Maraschin UFRGS
  • Maria Cristina Biazus UFRGS

Palavras-chave:

Acoplamento tecnológico. Oficina terapêutica. Saúde mental. Jovem. Fotografia.

Resumo

Este artigo busca discutir as possibilidades de construção de estratégias de pesquisa e de intervenção por meio das tecnologias de produção de imagem fotográfica digital. Para tanto, trazemos uma experiência realizada em um serviço de saúde mental infanto-juvenil em Porto Alegre, Brasil. Em tal experiência, buscamos construir uma forma específica de conceber as relações entre sujeitos e tecnologias, o acoplamento tecnológico, assim como tentamos modular este acoplamento com a realização de oficinas de fotografia digital, nas quais jovens em tratamento e equipe técnica produziram imagens a partir de uma questão que lhes foi proposta. Discutimos de que modo a fotografia pode, por meio de um acoplamento cognição-máquina, garantir possibilidades de criação. Nossa hipótese é a de que isso se tornará possível por meio da colocação de uma proposta, pensada a partir do campo de pesquisa. Desse modo, buscamos encaminhar a construção de uma forma de pesquisar e produzir ações em campo através da tecnologia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vanessa Maurente, UFRGS

Psicóloga (UFRGS), Mestre em Psicologia Social e Institucional (UFRGS), Doutoranda em Informática na Educação (UFRGS) (bolsista CAPES), realizou estágio de doutorado sanduíche na Universitàt Autónoma de Barcelona (bolsista CNPq).

Cleci Maraschin, UFRGS

Psicóloga (UFRGS), Mestre em Educação (UFRGS), Doutora em Educação (UFRGS), Professora Adjunta do Instituto de Psicologia (UFRGS), bolsista de produtividade CNPq – nível 2, coordenadora do projeto Oficinando em Rede (CNPq).

Maria Cristina Biazus, UFRGS

Licenciatura em desenho e plástica (UCS), Especialista em História da Arte (UCS), Mestre em Psicologia do Desenvolvimento (UFRGS), Doutora em Informática na Educação (UFRGS), Professora Adjunta Instituto de Artes (UFRGS).

Arquivos adicionais

Publicado

2008-04-30

Como Citar

Maurente, V., Maraschin, C., & Biazus, M. C. (2008). Modulações de Acoplamento Tecnológico Como Estratégia de Pesquisa e Intervenção. Educação & Realidade, 34(1). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/8460

Edição

Seção

Artigos