Formação Docente em Arte: percurso e expectativas a partir da lei 13.278/16

Autores

  • Valéria Metroski Alvarenga Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Florianópolis/SC - Brasil
  • Maria Cristina da Rosa Fonseca da Silva Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Florianópolis/SC - Brasil

Palavras-chave:

Formação Docente, Arte, Políticas Públicas, Lei nº 13.278/2016

Resumo

Para contextualizar e problematizar a formação docente em Arte mediante a Lei nº 13.278, de 2 de maio de 2016, que institui a obrigatoriedade da música, da dança, do teatro e das artes visuais na educação básica e exige formação específica, serão apresentados dados coletados pelo projeto em rede Observatório da Formação de Professores de Arte, que investiga, desde 2011, as licenciaturas em Arte no Brasil. Serão indicados caminhos para a implementação dessa lei, subsidiados por uma metodologia qualiquantitativa. Apesar do aumento das licenciaturas em Arte, elas não suprem a demanda educacional. Portanto, é preciso criar novos cursos, ampliar as vagas dos cursos existentes e investir no Plano Nacional de Formação de Professores (Parfor).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Valéria Metroski Alvarenga, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Florianópolis/SC - Brasil

Valéria Metroski Alvarenga é doutoranda em Artes Visuais pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Atualmente leciona a disciplina de Arte na Secretaria do Estado da Educação (SEED/PR).

Maria Cristina da Rosa Fonseca da Silva, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Florianópolis/SC - Brasil

Maria Cristina da Rosa Fonseca da Silva é mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e doutora em Engenharia de Produção na linha de mídia e conhecimento pela UFSC. Atualmente é professora de mestrado e doutorado em Artes Visuais e em Educação da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). 

Publicado

2018-06-19

Como Citar

Alvarenga, V. M., & Silva, M. C. da R. F. da. (2018). Formação Docente em Arte: percurso e expectativas a partir da lei 13.278/16. Educação & Realidade, 43(3). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/74153

Edição

Seção

Artigos