Experiências da Gestão Acadêmica na Docência Universitária

Autores

Palavras-chave:

Docência Universitária, Gestão Acadêmica, Trabalho Docente, Narrativas

Resumo

Considerando um cenário de transformações do e no ensino superior e de intensificação do trabalho docente, este artigo apresenta uma discussão sobre a gestão acadêmica no quotidiano do professor universitário, relacionada com o ensino, a investigação e a extensão. Discutimos as experiências de 23 professores universitários, do Brasil e de Portugal, a partir de entrevistas de tipo biográfico. Entre aspectos positivos da gestão está a possibilidade de uma participação democrática nas decisões da universidade e de uma visão clara da estrutura e do funcionamento do ensino superior, enquanto alguns aspectos negativos reforçam a aproximação da gestão com atividades burocráticas e administrativas, gerando desvalorização e desprestígio da dimensão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carolina da Costa Santos, Universidade do Porto (U.Porto), Porto - Portugal

Carolina da Costa Santos cursa o doutoramento em Ciências da Educação na Universidade do Porto (U.Porto). É mestre em Ciências da Educação pela U.Porto, tem licenciatura plena em Pedagogia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) e bacharelado e licenciatura em Letras: Português, Francês e respectivas literaturas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

Fátima Pereira, Universidade do Porto (U.Porto), Porto - Portugal

Fátima Pereira é doutora em Ciências da Educação pela Universidade do Porto (U.Porto). Atualmente é professora auxiliar com agregação da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da U.Porto. Coordena o grupo Desafios da escola básica e secundária dentro da linha de pesquisa Knowledge, Innovation and Diversities in Education, do Centro de Investigação e Intervenção Educativas e é membro do comitê de ética da faculdade. 

Amélia Lopes, Universidade do Porto (U.Porto), Porto - Portugal

Amélia Lopes é doutora em Ciências da Educação pela Universidade do Porto (U.Porto). Atualmente é professora catedrática da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto e diretora associada do Centro de Investigação e Intervenção Educativas. Coordena o grupo de investigação Knowledge, Innovation and Diversities in Education e é diretora do mestrado em Ciências da Educação.

Publicado

2018-06-19

Como Citar

Santos, C. da C., Pereira, F., & Lopes, A. (2018). Experiências da Gestão Acadêmica na Docência Universitária. Educação & Realidade, 43(3). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/74106

Edição

Seção

Artigos