Olhos de Poder sobre o Currículo

Autores

  • Sandra Mara Corazza Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Palavras-chave:

currículo, cultura, poder, identidade, infância-escolar

Resumo

O ensaio analisa os "olhos" sobre as crianças-de-escola, que produzem a biopolitica escolar da Modernidade. As operações textuais articulam uma análise arqueo-genealógica, ao modo foucaultiano, do conjunto interdiscursivo formado por três positividades: a pedagogia, a medicina clínica e ajurisprudência penal/normativa; descrevendo alguns dos isomorfismos que o atravessam e produzem as tecnologias avaliativas da observação, auto-avaliação e Pareceres Descritivos; estabelecendo correlações e analogias com o campo institucional da escola; os processos politicos e culturais; e os exercicios de poder-saber e verdade para a prática curricular, as crianças e seus grupos sociais.

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Biografia do Autor

Sandra Mara Corazza, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Sandra Mara Corazza é Professora do Departamento de Ensino e Currículo da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Arquivos adicionais

Publicado

2017-03-03

Como Citar

Corazza, S. M. (2017). Olhos de Poder sobre o Currículo. Educação & Realidade, 21(1). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/71640

Edição

Seção

Artigos