Construtivismo: evolução ou modismo?

Autores

  • Sandra Mara Corazza Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Palavras-chave:

construtivismo (Psico)pedagógico, desconstrutivismo político, currículo, poder-saber, infância-escolar

Resumo

A partir de uma perspectiva sociológica, integrada por ferramentas conceituais da teorização social pós-estruturalista/pós- modernista, o texto antagoniza com dois sentidos correntes atribuídos ao construtivismo pedagógico, quais sejam: 1) o sentido que compreende esta prática como uma "evolução"; 2) e aquele que lhe atribui a significação de ser um "modismo". Por tratálo como uma prática discursiva, no sentido foucaultiano, envolvido por/envolvendo relações de poder-saber, opera sua analítica no que se refere: l°) à educação pública brasileira; 2°) à criança do construtivismo; e 3°) ao lugar dos pais/mães no construtivismo; concluindo que é mais do que tempo, sim, de desconstruir o construtivismo (psico) pedagógico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sandra Mara Corazza, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Sandra Mara Corazza é professora do Departamento de Ensino e Currículo da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Arquivos adicionais

Publicado

2017-03-03

Como Citar

Corazza, S. M. (2017). Construtivismo: evolução ou modismo?. Educação & Realidade, 21(2). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/71628

Edição

Seção

Artigos