A Prevenção de Homicídios: a experiência do Programa Fica Vivo no Morro das Pedras

Autores

  • Andréa Silveira UFMG

Palavras-chave:

Homicídios. Prevenção. Violência.

Resumo

Os homicídios constituem um importante problema de segurança e saúde pública no Brasil. A despeito disto, programas de prevenção a estes eventos são raros em nosso meio. Em 2002, iniciou-se, em Belo Horizonte – Minas Gerais – o Programa de Controle de Homicídios – Fica Vivo. Inspirado na teoria da desorganização social para explicar o fenômeno criminoso, trata-se de um programa focalizado em áreas violentas, que articula ações de natureza policial com ações de suporte social. A avaliação dos impactos do programa na região do Morro das Pedras mostrou redução importante dos homicídios, assim como redução da violência no interior das escolas, das restrições ao livre trânsito na comunidade, de assaltos a ônibus, padarias e transeuntes. Estes resultados apontam que o modelo do Fica Vivo pode constituir uma importante alternativa preventiva para comunidades pobres com altas taxas de homicídios.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Andréa Silveira, UFMG

Andréa Maria Silveira é médica sanitarista e do trabalho, com mestrado em Sociologia e Doutorado em Ciências Humanas: Sociologia e Política. Professora do Departamento de Medicina Preventiva e Social da Faculdade de Medicina da UFMG, pesquisadora do CRISP/UFMG e do Núcleo de Violência e Saúde da Faculdade de Medicina da UFMG.

Arquivos adicionais

Publicado

2008-05-30

Como Citar

Silveira, A. (2008). A Prevenção de Homicídios: a experiência do Programa Fica Vivo no Morro das Pedras. Educação & Realidade, 33(2). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/7070

Edição

Seção

Artigos