A Pedagogia da Imagem: Deleuze, Godard – ou como produzir um pensamento do cinema.

Autores

  • Jorge Vasconcellos Universidade Gama Filho (RJ)

Palavras-chave:

Imagem. Deleuze. Godard.

Resumo

O cinema para Deleuze pode ser visto como campo de experimentação do pensar e uma forma extraordinária de pensamento. É possível não só pensar com o cinema, mas mostrar que o cinema pensa, inequivocamente por intermédio de seus realizadores. E mais que isso, que é possível fazer pensar através do cinema, pela profusão de suas imagens e de seus signos. Dito de outra maneira, agora problemática: podemos construir uma pedagogia das imagens cinematográficas? Se não temos propriamente a resposta a essa questão, podemos apontar que Jean-Luc Godard parece tê-la proposto, pelo menos assim nos faz ver Gilles Deleuze. Esse é o tema de nosso artigo. Procuraremos mostrar neste texto a pedagogia da imagem godardiana partindo do pensamento do cinema proposto por Gilles Deleuze.

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Biografia do Autor

Jorge Vasconcellos, Universidade Gama Filho (RJ)

Doutor e graduado em Filosofia (UFRJ), além de ter cursado Cinema e Sociologia (UFF). Atualmente é professor de Programa de pós-Graduação em Filosofia e do Curso de Cinema da Universidade Gama Filho (RJ), lecionando também nos Cursos de Arte Dramáticas e de Cinema do Centro Universitário da Cidade do Rio de Janeiro. Autor, entre outros, de Deleuze e o Cinema

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Publicado

2008-05-30

Como Citar

Vasconcellos, J. (2008). A Pedagogia da Imagem: Deleuze, Godard – ou como produzir um pensamento do cinema. Educação & Realidade, 33(1). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/6692

Edição

Seção

Artigos