A Sala de Aula como um Espaço que Constitui a Identidade Gaúcha

Autores

  • Letícia Richthofen de Freitas UFRGS

Palavras-chave:

Escola. Identidade. Gauchismo.

Resumo

Este artigo objetiva fazer uma reflexão sobre a construção da identidade gaúcha e sobre a importância da Escola enquanto um espaço singular, no qual se aprendem determinados conceitos identitários. Entendo que, apesar de esses conceitos estarem presentes durante toda a vida escolar de alunos e alunas, é nas primeiras séries do Ensino Fundamental que eles são privilegiados. Considerando-se que a identidade cultural e social é definida através de lutas dos diferentes grupos pela imposição de determinados significados, analiso, a partir de uma perspectiva não-essencialista da identidade, como se formou a representação hegemônica do “ser gaúcho” a partir da figura do mito do gaúcho, para, a seguir, discutir o papel da Escola como um espaço privilegiado na construção dessa identidade gaúcha hegemônica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Letícia Richthofen de Freitas, UFRGS

Letícia Fonseca Richthofen de Freitas é graduada em Letras, mestre e doutora em Educação pela UFRGS e bolsista de Pós-Doutorado Júnior (CNPq) do projeto de pesquisa intitulado “Ser gaúcho – Lições de cinco décadas em livros didáticos do início da escolarização e em livros de Literatura Infantil”, sob supervisão da professora Rosa Maria Hessel Silveira .

Arquivos adicionais

Publicado

2008-05-30

Como Citar

Richthofen de Freitas, L. (2008). A Sala de Aula como um Espaço que Constitui a Identidade Gaúcha. Educação & Realidade, 32(2). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/6649

Edição

Seção

Artigos