A Sala de Aula como um Espaço que Constitui a Identidade Gaúcha
Palavras-chave:
Escola. Identidade. Gauchismo.Resumo
Este artigo objetiva fazer uma reflexão sobre a construção da identidade gaúcha e sobre a importância da Escola enquanto um espaço singular, no qual se aprendem determinados conceitos identitários. Entendo que, apesar de esses conceitos estarem presentes durante toda a vida escolar de alunos e alunas, é nas primeiras séries do Ensino Fundamental que eles são privilegiados. Considerando-se que a identidade cultural e social é definida através de lutas dos diferentes grupos pela imposição de determinados significados, analiso, a partir de uma perspectiva não-essencialista da identidade, como se formou a representação hegemônica do “ser gaúcho” a partir da figura do mito do gaúcho, para, a seguir, discutir o papel da Escola como um espaço privilegiado na construção dessa identidade gaúcha hegemônica.Downloads
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Publicado
2008-05-30
Como Citar
Richthofen de Freitas, L. (2008). A Sala de Aula como um Espaço que Constitui a Identidade Gaúcha. Educação & Realidade, 32(2). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/6649
Edição
Seção
Artigos