Uma Certa Banda de Música: representações sobre a homossexualidade numa escola pública

Autores

  • Cláudia Santos Ribeiro UERJ

Palavras-chave:

Escola. Homossexualidade. Discriminação.

Resumo

Este artigo trata das representações sobre homossexualidade em um colégio do município de Niterói/RJ. As concepções de gênero, sexualidade, discurso e representação social são centrais nessa pesquisa. Analiso as diversas representações construídas por essa comunidade sobre o “outro” homossexual e sobre a banda de música do colégio, considerada por muitos como o lugar privilegiado para a manifestação dessa sexualidade. Apesar de sua história não ser objeto de análise desse artigo, a banda é central nessas reflexões, pois foi a partir, principalmente, de sua evocação que essas representações foram formuladas. Desenvolvo as reflexões sobre esse universo e seus integrantes, a partir das minhas impressões sobre o campo e dos discursos de alunos/as, professores/as, membros da administração e ex-regente da banda, construídos durante as entrevistas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cláudia Santos Ribeiro, UERJ

Cláudia Santos Ribeiro é mestre em Tecnologia Educacional para a saúde pelo NUTES/UFRJ, doutoranda do Instituto de Medicina Social – IMS/UERJ e foi bolsista do Programa Interinstitucional em Estudos de Gênero, Sexualidade e Saúde Reprodutiva (Instituto de Medicina Social/Fundação Ford).

Arquivos adicionais

Publicado

2008-05-30

Como Citar

Santos Ribeiro, C. (2008). Uma Certa Banda de Música: representações sobre a homossexualidade numa escola pública. Educação & Realidade, 32(2). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/6648

Edição

Seção

Artigos