Jogos Digitais na Escola: aprimorando a atenção e a flexibilidade cognitiva

Autores

  • Daniela Karine Ramos Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis/SC
  • Fabio Rafael Segundo Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis/SC

Palavras-chave:

Jogos Digitais, Funções Executivas, Atenção, Flexibilidade Cognitiva, Escola

Resumo

Este estudo avalia os efeitos do uso de jogos digitais no contexto escolar para o aprimoramento da atenção e da flexibilidade cognitiva. Para tanto, realizamos um estudo quase-experimental com 100 crianças divididas em dois grupos: participante e controle. Após proposição de intervenções em sala de aula, utilizando jogos digitais cinco dias por semana, durante seis semanas, ambos os grupos foram avaliados pré e pós intervenção com base na aplicação de testes psicológicos. Os resultados revelaram que o grupo participante em comparação ao controle teve uma melhora significativa em relação à atenção (p<0,005) e a flexibilidade cognitiva (p<0,05), sugerindo que o uso dos jogos digitais pode contribuir com o aprimoramento das funções executivas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniela Karine Ramos, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis/SC

Daniela Karine Ramos é doutora em Educação, professora do Programa de Pós-graduação em Educação e do Departamento de Metodologia de Ensino da Universidade Federal de Santa Catarina.

Fabio Rafael Segundo, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis/SC

Fabio Rafael Segundo é doutor em Engenharia de Automação - Sistemas Computacionais. Professor adjunto do Departamento de Engenharias do Centro de Blumenau no Campus de Blumenau da Universidade Federal de Santa Catarina.

Publicado

2018-02-27

Como Citar

Ramos, D. K., & Segundo, F. R. (2018). Jogos Digitais na Escola: aprimorando a atenção e a flexibilidade cognitiva. Educação & Realidade, 43(2). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/65738

Edição

Seção

A Educação Escolar em Perspectiva