Crianças Pobres como Grupo Outsider e a Participação da Escola

Autores

  • Cyntia Greive Veiga Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte/MG

Palavras-chave:

Criança Pobre. Escola Obrigatória. Outsider.

Resumo

O objetivo é discutir a elaboração sócio-histórica das crianças pobres como grupo outsider e a participação da Escola neste processo, a partir da figuração estabelecidos-outsiders, paradigma empírico desenvolvido por Norbert Elias com função de problematizar relações de poder. Para análise das questões apresentadas, realizou-se estudos bibliográficos referentes ao entendimento da condição de pobreza como desqualificação moral e a estigmatização da criança pobre; em seguida, por meio de pesquisa documental e investigação histórica, buscou-se demonstrar a participação da escola pública na produção da infância pobre como grupo inferior, com destaque para a província/o estado de Minas Gerais no século XIX e início do XX.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cyntia Greive Veiga, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte/MG

Cyntia Greive Veiga é professora titular da Faculdade de Educação, Graduada em História (UFMG), Mestre em Educação (UFMG), Doutora em História (UNICAMP), Coordenadora do Grupo de Pesquisa Processos Educadores, Membro do Centro de Pesquisas GEPHE-FAE-UFMG e do Grupo de Estudos Processos civilizadores. Autora entre outros de Infância no sótão e História da Educação.

 

Publicado

2017-08-28

Como Citar

Veiga, C. G. (2017). Crianças Pobres como Grupo Outsider e a Participação da Escola. Educação & Realidade, 42(4). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/64210

Edição

Seção

Norbert Elias e Educação