Esquadrinhar e Governar: análise das recomendações do CONFEF para a Educação Física escolar

Autores

  • Marcos Garcia Neira Universidade de São Paulo (USP), São Paulo/SP
  • Clayton Cesar de Oliveira Borges Universidade de São Paulo (USP), São Paulo/SP

Palavras-chave:

Educação Física, Discurso, Currículo

Resumo

Em meio à disputa de concepções para o ensino da Educação Física nas escolas, o Conselho Federal de Educação Física publicou um conjunto de recomendações a serem seguidas pelos professores. Este artigo recorre à ordem do discurso de matriz foucaultiana para analisar o documento, com o objetivo de identificar qual perspectiva ele valida e que lacunas pretende preencher. Observa-se que a proposta resulta em uma alquimia de teorias curriculares, cujos alicerces encontram-se fincados nas pedagogias acríticas da Educação Física. A produção discursiva perscrutada reproduz de forma aligeirada e desconexa concepções de ensino obsoletas e exalta a cultura da performatividade, balizada no discurso biológico do corpo saudável. O regime de verdade, estabelecido pelo discurso oficial, dá vazão a uma biopolítica com vistas à constituição de um sujeito ativo, produtivo e autoempreendedor, atendendo às expectativas da sociedade neoliberal.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcos Garcia Neira, Universidade de São Paulo (USP), São Paulo/SP

Marcos Garcia Neira é licenciado em Educação Física e Pedagogia com mestrado e doutorado em Educação, pós-doutorado em Currículo e Educação Física e livre-docência em Metodologia do Ensino de Educação Física. Atualmente, é professor titular da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP), atua nos cursos de graduação e pós-graduação e orienta pesquisas em nível de iniciação científica, mestrado e doutorado.

Clayton Cesar de Oliveira Borges, Universidade de São Paulo (USP), São Paulo/SP

Clayton Cesar de Oliveira Borges é doutorando em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP) e mestre em Estudos Culturais pela Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP, com Graduação em Educação Física e em Pedagogia. Atualmente, leciona no curso de graduação em Educação Física da FAC São Roque. 

 

Publicado

2018-02-27

Como Citar

Neira, M. G., & Borges, C. C. de O. (2018). Esquadrinhar e Governar: análise das recomendações do CONFEF para a Educação Física escolar. Educação & Realidade, 43(2). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/64150

Edição

Seção

Artigos