Políticas Públicas de Inclusão: o acesso da pessoa surda ao ensino superior

Autores

  • Leila Santos Mesquita Universidade de Pernambuco (UPE), Recife/PE – Brasil

Palavras-chave:

Políticas de Inclusão. Educação de Surdos. Ensino Superior.

Resumo

Este trabalho discute o acesso da pessoa surda ao ensino superior considerando os limites e avanços das políticas públicas educacionais de inclusão. Por meio de questionários com pessoas surdas concluintes do ensino médio de uma escola da rede pública de Pernambuco, destaca-se, como barreiras de acesso ao ensino superior, a falta de reconhecimento da língua de sinais como primeira língua e a dificuldade de apropriação da língua portuguesa por parte das pessoas surdas. Conclui-se, portanto, que a educação bilíngue é uma possibilidade de avanço desse quadro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leila Santos Mesquita, Universidade de Pernambuco (UPE), Recife/PE – Brasil

Professora da Secretaria de Educação de Pernambuco em regime de cedência à Universidade de Pernambuco, atuando com o ensino da disciplina de Educação Inclusiva e Libras. Professora do ensino fundamental na educação bilíngue para surdos e no Atendimento Educacional Especializado de estudantes inclusos no ensino regular.

Publicado

2017-12-06

Como Citar

Mesquita, L. S. (2017). Políticas Públicas de Inclusão: o acesso da pessoa surda ao ensino superior. Educação & Realidade, 43(1). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/63861

Edição

Seção

Artigos