A Propósito de uma Estética Formativa Mediante um Conceito-Paisagem

Autores

  • Marlene Souza Dozol Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis/SC

Palavras-chave:

Formação. Estética. Educação Negativa.

Resumo

O presente ensaio busca indicar a diversidade de itinerários de pesquisa e a multiplicidade de linguagens permitidas pela ampla ideia de formação humana. Propõe ao leitor o exercício de investigá-la mediante fragmentos de um romance epistolar, um tratado de educação e uma carta que procura defender os princípios de tal tratado, nomeadamente: Júlia ou a nova Heloísa, Emílio ou Da Educação e Carta a Christophe de Beaumont, da obra de Jean-Jacques Rousseau. Para tanto, elege o conceito de educação negativa que aparece nesses escritos na intenção de acompanhar o seu deslizar de uma determinada filosofia de educação em direção a uma estética formativa que se faz compreender pelo cruzamento entre filosofia, literatura e paisagismo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marlene Souza Dozol, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis/SC

Marlene Souza Dozol é doutora em educação e pós-doutora em filosofia/estética, ambos pela USP e professora do Centro de Ciências da Educação da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Coordenadora da Linha de pesquisa Fiosofia da Educação e do Grupo de Estudos e Pesquisas em Filosofia da Educação e Arte – GRAFIA/UFSC. Autora do livro Da figura do mestre (EDUSP, 2003), Rousseau – educação – A máscara e o rosto (Vozes, 2006) e diversos artigos sobre a dimensão estética da obra de Jean-Jaques Rousseau.

Publicado

2017-08-28

Como Citar

Dozol, M. S. (2017). A Propósito de uma Estética Formativa Mediante um Conceito-Paisagem. Educação & Realidade, 42(4). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/62696

Edição

Seção

Artigos