Educação (de Tempo) Integral e a Constituição de Territórios Educativos
Palavras-chave:
Educação Integral. Território. Territórios Educativos.Resumo
O artigo discute a relação entre escola e território, a partir da abertura da escola em direção ao bairro e à cidade no âmbito do Programa Escola Integrada\PEI, experiência de ampliação de jornada escolar de Belo Horizonte/MG. A partir de uma pesquisa etnográfica que envolveu um grupo de adolescentes e educadores participantes do Programa, foi possível compreender que a constituição de territórios educativos relaciona-se fortemente ao vínculo de educadores e educandos com o bairro. Esses elementos, que conformam a tessitura do território educativo, têm possibilitado a emergência de ações coletivas, via escola, com a melhoria de espaços na comunidade e proporcionado um processo educativo mais próximo da vivência cotidiana dos educandos.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2016-09-29
Como Citar
Leite, L. H. A., & de Carvalho, P. F. L. (2016). Educação (de Tempo) Integral e a Constituição de Territórios Educativos. Educação & Realidade, 41(4). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/60598
Edição
Seção
Tempo de Escola