Multiculturalismo e Formação Docente: experiências narradas

Autores

  • Ana Canen UFRJ

Palavras-chave:

multiculturalismo. formação docente. experiências. narrativas. perspectiva intercultural crítica pós-modernizada.

Resumo

Partindo de uma perspectiva de multiculturalismo crítico pós-modernizado (McLaren, 1997) e do aporte de estudos pós-colonialistas (Bhabha, 1998), o presente artigo analisa experiências multiculturais de formação docente, discutindo em que medida a intenção de preparar professores para a pluralidade cultural traduz-se em práticas discursivas e nãodiscursivas que impactam a construção de suas identidades. Para desenvolver o argumento, a primeira parte focaliza os conceitos de identidade e hibridismo cultural, considerados centrais no multiculturalismo crítico pós-modernizado. Na segunda, à luz do referencial teórico explicitado, discutem-se experiências multi culturais em formação docente, tecendo, ao final, sugestões teórico-práticas que contribuam para o aprimoramento do projeto multi cultural na formação de professores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Canen, UFRJ

É professora da Faculdade de Educação, pesquisadora do PROEDES da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Arquivos adicionais

Publicado

2015-05-07

Como Citar

Canen, A. (2015). Multiculturalismo e Formação Docente: experiências narradas. Educação & Realidade, 24(2). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/55391

Edição

Seção

Das Diferenças