O Cinema Escolar como Berço do Entretenimento

Autores

  • Fábio de Godoy Del Picchia Zanoni Universidade de Lisboa (ULISBOA), Lisboa

Palavras-chave:

Cinema. Escola. Genealogia. Foucault.

Resumo

O artigo que ora se apresenta pretende trazer à baila o processo histórico de constituição de um modelo específico de endereçamento ao cinema. À contramão do que tendemos a supor à primeira vista, o presente artigo busca argumentar, sobretudo a partir das teorizações foucaultianas, como a emergência do cinema de entretenimento não se explica a contento tão somente pelos ditames e exigência de cunho econômico, pois foi indissociável da escolarização do cinema ocorrida nos muros da escola brasileira e portuguesa, ao menos desde meados da década de 1930.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fábio de Godoy Del Picchia Zanoni, Universidade de Lisboa (ULISBOA), Lisboa

Fábio de Godoy Del Picchia Zanoni possui graduação (bacharelado e licenciatura) em Filosofia pela Universidade de São Paulo (2009) e mestrado em estética pela Universidade Nova de Lisboa (2012). Tem experiência na área de filosofia com especial interesse em Foucault e em outros trabalhos da mesma envergadura teórica aplicados à compreensão das relações entre estética e política.

Publicado

2017-04-05

Como Citar

Zanoni, F. de G. D. P. (2017). O Cinema Escolar como Berço do Entretenimento. Educação & Realidade, 42(2). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/54581

Edição

Seção

Artigos