Formação Experiencial de Adultos Não Escolarizados: saberes e contextos de aprendizagem

Autores

  • Carmen Cavaco Universidade de Lisboa (ULISBOA), Lisboa

Palavras-chave:

Adultos. Analfabetos. Formação Experiencial. Saberes.

Resumo

O artigo resultou de uma investigação qualitativa, baseada em entrevistas biográficas, que teve como objectivo analisar o processo de formação experiencial de adultos não escolarizados. Procurámos analisar o modo como estes adultos se formaram ao longo da vida, o que aprenderam, que contextos e pessoas são significativos nessa aprendizagem. Seguindo um referencial teórico baseado na formação experiencial e nas histórias de vida, entende-se que a formação é um processo muito amplo, que se confunde com a experiência de vida. Verificou-se que os adultos não escolarizados possuem saberes diversificados e multidimensionais, que resultaram de processos de formação experiencial, em todos os tempos e espaços da sua vida.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carmen Cavaco, Universidade de Lisboa (ULISBOA), Lisboa

Carmen Cavaco é professora e investigadora no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, desde 1999. Doutorada em Ciências da Educação/Formação de Adultos, participou em investigações, de âmbito nacional e europeu, nos domínios da formação experiencial, da educação não formal, das políticas públicas de educação e formação de adultos, do reconhecimento e validação de adquiridos experienciais e da abordagem biográfica. Temáticas em que tem livros e artigos publicados em Portugal e no estrangeiro.

Publicado

2016-06-30

Como Citar

Cavaco, C. (2016). Formação Experiencial de Adultos Não Escolarizados: saberes e contextos de aprendizagem. Educação & Realidade, 41(3). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/53441

Edição

Seção

Artigos