Sobre a Bicha do Bem: queerizar a ética da pesquisa em educação

Autores

  • Thiago Ranniery Moreira de Oliveira Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rio de Janeiro/RJ

Palavras-chave:

Relações Éticas. Pesquisa em Educação. Regulamentação.

Resumo

Este artigo explora dilemas éticos emergidos de uma pesquisa sobre trajetórias escolares de corpos marcados com experiências de trânsitos de gênero na cidade de Aracaju, Sergipe. Argumenta que a emergência da figura da bicha bem, crucial para o estabelecimento da relação entre pesquisador e sujeitos de pesquisa, abre um movimento para explorar a possibilidade de queerização da ética de pesquisa em educação. Discute como a política de regulamentação ética tem escorregado para uma espécie de normalização. Indica-se também como a figura da bicha do bem sinaliza para a existência de um campo amplo de relações éticas que não pode ser simplesmente circunscrito nem previsto de antemão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thiago Ranniery Moreira de Oliveira, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rio de Janeiro/RJ

Thiago Ranniery Moreira de Oliveira é Mestre em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais e Doutor em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Professor Assistente do Departamento Didática da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro. 

Publicado

2016-09-29

Como Citar

Oliveira, T. R. M. de. (2016). Sobre a Bicha do Bem: queerizar a ética da pesquisa em educação. Educação & Realidade, 41(4). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/53233

Edição

Seção

Artigos