Acessibilidade / Reportar erro

Pesquisa-ação colaborativo-crítica: em busca de uma epistemologia

Collaborative critical action research: the search for epistemology

Resumos

O texto tem como eixo de discussão perguntas frequentes direcionadas a pesquisadores que buscam na pesquisa-ação colaborativo-crítica sustentação teórico-metodológica para realização de seus estudos. Toma como espaço de discussão o contexto social da Educação e dialoga com as teorizações de Barbier, Santos e Morin para problematizar a natureza do conhecimento e dos resultados constituídos. Entende a perspectiva da pesquisa-ação colaborativo-crítica como abordagem investigativa, epistemológica e política de produção de conhecimento para educar na diferença e como aporte para a formação docente. Discute o delineamento da questão de investigação, a constituição do pesquisador coletivo, a implicação e os resultados em pesquisa-ação.

Pesquisa-Ação; Conhecimento; Abordagem Colaborativo-Crítica


This paper aims at discussing frequent questions asked by researchers who seek collaborative critical action research as the theoretical-methodological basis for their studies. It takes place in the education social setting and is based on theories by Barbier, Santos, and Morin to question the nature of knowledge and its constituent results. The investigation understands the collaborative critical action research as an investigative, epistemological, and political approach to produce knowledge for educating in the difference and as a support to teacher's education. It discusses the design of the research question, the constitution of the collective researcher, and the implications and results in action research.

Action Research; Knowledge; Collaborative Critical Approach


  • ARDOINO, Jacques; LOUREAU, René. As Pedagogias Institucionais Tradução de João Batista Martins e Heliana de Barros Conde Rodrigues. São Carlos: RIMa, 2003.
  • BARBIER, René. A Pesquisa-Ação Tradução de Lucie Didio. Brasília: Líber Livro Editora, 2004.
  • BARBIER, René. A Pesquisa-Ação na Instituição Educativa Tradução de Estela dos Santos Abreu com colaboração de Maria Wanda Maul de Andrade. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editora, 1985.
  • CAETANO, Eldimar Souza. Desafios e Possibilidades à Formação Continuada pela via da Prática Pedagógica: forjando caminhos em/com uma turma multisseriada. 2007. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2007.
  • CARR, Wilfred; KEMMIS, Stephen. Teoria Crítica de la Enseñanza: la investigación-acción em la formación del professorado. Tradução de: J. A. Bravo. Barcelona: Martinez Roca, 1988.
  • EFFGEN, Ariadna Pereira Siqueira. Educação Especial e Currículo Escolar: possibilidades nas práticas pedagógicas cotidianas. 2011. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2011.
  • FRANCO, Maria Amélia Santoro. Apresentação. Revista Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 31, n. 3, set./dez. 2005a.
  • FRANCO, Maria Amélia Santoro. Pedagogia da Pesquisa-Ação. Revista Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 31, n. 3, p. 483-502, set./dez. 2005b.
  • FRANCO, Maria Amélia Santoro; LISITA, Verbena. Action Research: limits and possibilites in teacher education. British Education Index (BEI), Brotherton Library - University, p. 1-15, 2004.
  • FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
  • GONÇALVES, Agda Felipe Silva. As Políticas Públicas e a Formação Continuada de Professores na Implementação da Inclusão Escolar no Município de Cariacica 2008. Tese (Doutorado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2008.
  • HABERMAS, Jurgen. Conhecimento e Interesse Tradução de: José N. Heck. Rio de Janeiro: Guanabara, 1987.
  • JESUS, Denise Meyrelles de. O que nos Impulsiona a Pensar a Pesquisa-Ação Colaborativo-Crítica como Possibilidade de Instituição de Práticas mais Inclusivas? In: BAPTISTA, Cláudio Roberto; CAIADO, Kátia Regina Moreno; JESUS, Denise Meyrelles de (Org.). Educação Especial: diálogo e pluralidade. Porto Alegre: Mediação, 2008. P. 139-159.
  • JESUS, Denise Meyrelles de; ALMEIDA, Mariangela Lima de. Dialogando com os Movimentos de Gestores em Formação. In: JESUS, Denise Meyrelles de (Org.). Gestão da Educação Especial: pesquisa, política e formação. Curitiba: Appris, 2012. P. 267-282.
  • JESUS, Denise Meyrelles de. Formação Continuada: construindo um diálogo entre teoria, prática, pesquisa e educação inclusiva. In: JESUS, Denise Meyrelles de; BAPTISTA, Claudio Roberto; VICTOR, Sonia Lopes (Org.). Pesquisa e Educação Especial: mapeando produções. Vitória: Edufes, 2005. P. 203-218.
  • JESUS, Denise Meyrelles de; GIVIGI, Rosana Carla do Nascimento. Implicações Éticas na Pesquisa-Ação. In: LOPES, Kleber et al. (Org.). Ética e Reverberações do Fazer Fortaleza: Edições UFC, 2011.
  • MEIRIEU, Philippe. O Cotidiano da Escola e da Sala de Aula: o fazer e o compreender. Porto Alegre: Artmed. 2005.
  • MONCEAU, Gilles. Transformar as Práticas para Conhecê-las: pesquisa-ação e profissionalização docente. Revista Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 31, n. 3, p. 467-482, set./dez. 2005.
  • MORIN. Edgar. O Método 5: a humanidade da humanidade. Porto Alegre: Sulina, 2005.
  • MORIN. Edgar. A Religação dos Saberes: o desafio do século XXI. In: MORIN, Edgar et al. Tradução e notas de Flávia Nascimento. 4. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil. 2004. P. 548-567.
  • PIMENTA. Selma Garrido. Pesquisa-Ação Crítico-Colaborativa: construindo seu significado a partir das experiências com a formação docente. Revista Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 31, n. 3, p. 521-539, set./dez. 2005.
  • SÁNCHEZ GAMBOA, Silvio Anciar. Grupos de Pesquisa: limites e possibilidades na construção de novas condições para a produção do conhecimento. Motrivivência, Florianópolis, v. 23, p. 268-290, 2011.
  • SANTOS, Boaventura de Sousa. A Gramática do Tempo: para uma nova cultura política. São Paulo: Editora Cortez, 2006.
  • SANTOS, Boaventura de Sousa. Renovar a Teoria Crítica e Reinventar a Emancipação Social São Paulo: Boitempo, 2007.
  • SILVA, Ana Paula Ferreira da; FREITAS, Marcos Cesar. Escolarização, Trabalho e Sociabilidade em "situação de risco": apontamento para uma antropologia da infância e da juventude sob severa pobreza. In: FREITAS, Marcos Cesar (Org.). Desigualdade Social e Diversidade Cultural na Infância e na Juventude São Paulo: Cortez, 2006. P. 17-48.
  • SILVA, Tomaz Tadeu da. O Currículo como Fetiche: a poética e a política do texto curricular. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.
  • TRIPP, David. Pesquisa-ação: uma introdução metodológica. Revista Brasileira de Educação, São Paulo, v. 31, n. 3, p. 443-466, set./dez. 2005.
  • VIEIRA, Alexandro Braga. Currículo e Educação Especial: as ações da escola a partir dos diálogos cotidianos. 2012. Tese (Doutorado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2012.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    25 Jul 2014
  • Data do Fascículo
    Set 2014

Histórico

  • Recebido
    12 Mar 2014
  • Aceito
    10 Maio 2014
Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Faculdade de Educação Avenida Paulo Gama, s/n, Faculdade de Educação - Prédio 12201 - Sala 914, 90046-900 Porto Alegre/RS – Brasil, Tel.: (55 51) 3308-3268, Fax: (55 51) 3308-3985 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: educreal@ufrgs.br