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Professores universitários com deficiência: trajetória escolar e conquista profissional

University teachers with disabilities: school career and professional achievement

Resumos

Este estudo tem como foco a educação escolar de pessoas com deficiência. Investigou-se a trajetória escolar de professores universitários, com o objetivo de compreender influências sobre desempenho escolar e identificar razões da distinção que os tornou minoria dentre os milhares de outras pessoas com deficiência que não atingem tal patamar de educação formal e profissionalização. O estudo tem como base teórica os trabalhos de Bourdieu. Optou-se por trabalhar com procedimentos metodológicos de entrevista, questionário e análise de documentos biográficos. Participaram desta pesquisa três professores. O estudo indica que a valorização familiar pelo estudo, a condescendência da instituição escolar e a distribuição do capital cultural objetivado são indicativos do desempenho escolar e profissional destes sujeitos.

Educação Especial; Trajetória Escolar; Ensino Superior


This study focuses on the school education of disabled people. We explored the school path of university teachers in order to understand influences on their scholar performance and to identify the distinctive reasons that made of them a minority among thousands of other disabled people who were not able to achieve such levels of formal education and professionalization. The study is mainly based on Bourdieu's theoretical works. Our methodological procedures were interviews, questionnaires, and analysis of biographical documents. Three teachers participated in the research. This study shows that the family's appreciation of study and school, the condescension of the school institution, and the distribution of the aimed cultural capital are the indicatives of academic and professional performance of these subjects.

Special Education; School Career; Higher Education


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Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    25 Jul 2014
  • Data do Fascículo
    Set 2014

Histórico

  • Recebido
    13 Mar 2014
  • Aceito
    29 Maio 2014
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