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Educação especial e inclusão escolar: tramas de uma política em implantação

Special education and school inclusion: plots of a policy in construction

Resumos

Os objetivos deste trabalho são descrever e analisar a política de educação especial em curso no município de São Paulo, focalizando três dos sete projetos do Programa Inclui, criado em 2010. A análise, decorrente de fontes documentais, de encontros com profissionais de dois centros especializados, conduzidos nos moldes de grupo focal, e de entrevistas semiestruturadas com profissionais do sistema de ensino que atuam na área, mostra movimentos no município para instituir ações que subsidiem a permanência dos alunos nas classes comuns, pela via da ampliação das ações de suporte pedagógico, de formação específica e continuada e aumento do número de serviços e de agentes de inclusão escolar junto às escolas municipais.

Educação Especial; Inclusão Escolar; Gestão de Políticas Públicas


This work aims to describe and analyze the special education current policy in the city of São Paulo, focusing on three of the seven projects of Programa Inclui, created in 2010. The analysis, resulting from documentary sources (municipal legislation and official reports), meetings with professionals from two specialized centers, organized as focus groups, and semi-structured interviews with education professionals who work in this field indicates changes in the municipality to introduce actions that support the permanence of students in regular classes, by means of the expansion of pedagogical support actions, specific and ongoing training, and increase in the number of services and agents of school inclusion in São Paulo municipal schools.

Special Education; School Inclusion; Public Policies Management


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Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    25 Jul 2014
  • Data do Fascículo
    Set 2014

Histórico

  • Recebido
    11 Mar 2014
  • Aceito
    19 Maio 2014
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