Análise Combinatória: do método aleatório à combinatória sistemática

Autores

  • Mariana Lima Duro Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre/RS
  • Fernando Becker Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre/RS

Palavras-chave:

Combinatória. Epistemologia Genética. Aprendizagem. Matemática.

Resumo

Nesta pesquisa busca-se compreender a psicogênese do pensamento combinatório na perspectiva da Epistemologia Genética de Jean Piaget. Analisa-se os mecanismos utilizados por estudantes do ensino médio na resolução de situações experimentais de análise combinatória, no intuito de compreender como esta noção é construída por eles. O pensamento dos sujeitos é analisado ressaltando suas semelhanças, enquanto estruturas de raciocínio, na construção de possibilidades. Acredita-se que alguns métodos escolares possam prejudicar a construção do raciocínio formal, justificando as dificuldades dos jovens em compreender mecanismos combinatórios.

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Biografia do Autor

Mariana Lima Duro, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre/RS

É licenciada em Matemática, especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional, mestra em Educação e doutoranda na mesma área. É professora de Matemática do Instituto Federal do Rio Grande do Sul – IFRS. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino e Aprendizagem de Matemática e Epistemologia Genética

Fernando Becker, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre/RS

É doutor em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela USP; é Professor Titular da UFRGS. Autor de: Educação e construção do conhecimento (2ª ed., Penso, 2012), Epistemologia do Professor: o cotidiano da escola (16ª ed., Vozes, 2013), Epistemologia do professor de matemática (2012, Vozes), entre outros. Publicou 23 capítulos em livros coletivos e numerosos artigos em periódicos especializados.

Publicado

2015-07-02

Como Citar

Duro, M. L., & Becker, F. (2015). Análise Combinatória: do método aleatório à combinatória sistemática. Educação & Realidade, 40(3). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/41714

Edição

Seção

Artigos