Acessibilidade / Reportar erro

Salários docentes, financiamento e qualidade da educação no Brasil

Teachers' salaries, financing and education quality in Brazil

Resumos

Ao se discutir qualidade da educação, frequentemente surgem questões relacionadas ao trabalho e aos salários dos professores, trazendo à tona a temática do financiamento da educação. Com o objetivo de discutir a relação entre salários docentes, financiamento e qualidade da educação básica no Brasil, este artigo traz resultados de uma pesquisa bibliográfica documental que teve como corpus de análise pesquisas da área da educação e economia e documentos relacionados à remuneração docente produzidos por organismos internacionais, como o Banco Mundial e a UNESCO. Observou-se que a remuneração dos professores é um elemento importante na melhoria da qualidade da educação e está diretamente relacionada aos recursos financeiros destinados a ela.

Salários Docentes; Financiamento da Educação; Qualidade da Educação Básica


When discussing the quality of education, issues often arise related to labor and teachers' salaries which, in turn, raises the issue of the educational financing. In this way, in order to discuss the relationship between teacher salaries, financing and quality of basic education in Brazil, this paper presents results of a bibliographic documentary survey that having as the analyses corpus educational and economic studies and documents related to teachers' salaries produced by international organizations like the World Bank and UNESCO. It was observed that the remuneration of teachers is an important element in improving the quality of education and that is directly related to financial resources to it.

Teachers' Salaries; Education Financing; Basic Education Quality


  • AQUINO, Luci L. A. O Trabalho Docente para Além do Ensino: o uso do tempo destinado ao preparo de aula por professoras alfabetizadoras de escola estadual de ciclo I do ensino fundamental. 2009. 134 f. Dissertação (Mestrado em Educação Escolar) - Faculdade de Ciências e Letras, Universidade Estadual Paulista, Araraquara, 2009.
  • ASSUNÇÃO, Ada A. Saúde e Mal-estar do (a) Trabalhador (a) Docente. In: SEMI-NÁRIO DA REDE LATINO-AMERICANA DE ESTUDOS SOBRE TRABALHO DO-CENTE- REDE ESTRADO, 7., 2008, Buenos Aires. Anais... Buenos Aires: REDE ESTRADO, 2008. 1 CD-ROM.
  • ASSUNÇÃO, Ada A.; OLIVEIRA, Dalila A. Intensificação do Trabalho e Saúde dos Professores. Educação & Sociedade, Campinas, v. 30, n. 107, p. 349-372, maio/ ago. 2009.
  • BARBOSA, Andreza. Os Salários dos Professores Brasileiros: implicações para o trabalho docente. Brasília: Liber Livro, 2011.
  • BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Escassez de Professores no Ensino Médio: propostas estruturais e emergenciais. Relatório produzido pela Comissão Especial instituída para estudar medidas que visem a superar o déficit docente no Ensino Médio. Brasília: CNE/CEB, 2007.
  • CAMARGO, Rubens B. et al. A Qualidade na Educação Escolar: dimensões e indicadores em construção. In: FARENZENA, Nalú (Org.). Custos e Condições de Qualidade da Educação em Escolas Públicas: aportes de estudos regionais. Brasília: INEP/MEC, 2005. P. 203-220.
  • CAMPANHA NACIONAL PELO DIREITO À EDUCAÇÃO. Educação Pública de Qualidade: quanto custa esse direito? São Paulo: Campanha Nacional pelo Direito à Educação, 2010.
  • CARREIRA, Denise; PINTO, José M. R. Custo Aluno-Qualidade Inicial: rumo à educação pública de qualidade no Brasil. São Paulo: Global, Campanha Nacional pelo Direito à Educação, 2007.
  • CARVALHO, Maria C. B. et al. Avaliação em Educação - o que a escola pode fazer para melhorar seus resultados?. Cadernos CENPEC, São Paulo, n. 3, p. 16-41, 2007.
  • CASTRO, Jorge Abrahão de. Financiamento e Gasto Público na Educação Básica: 1995-2005. Educação & Sociedade, Campinas, v. 28, n. 100, p. 857-876, out. 2007.
  • CASTRO, Cláudio M.; IOSCHPE, Gustavo. Remuneración de los Maestros em América Latina: ¿Es baja? ¿Afecta la calidad de la enseñanza?. Documentos PREAL, Washington, n. 37, p. 1-21, jan. 2007. Disponível em: <http://www.preal.org/BibliotecaN.asp?Pagina=2&Id_Carpeta=64&Camino=63%7CPreal%20Publicaciones/64%7CPREAL%20Documentos>. Acesso em: 15 mar. 2010.
  • CODO, Wanderley (Org.). Educação: carinho e trabalho: Burnout a síndrome da desistência do educador que pode levar à falência da educação. Petrópolis: Vozes, 1999.
  • FANFANI, Emilio T. El Oficio del Docente en Argentina y Brasil: características sociodemográficas y posición en la estructura social. In: FELDEFEBER, Myriam; OLIVEIRA, Dalila A. (Org.). Políticas Educativas y Trabajo Docente: nuevas regulaciones ¿Nuevos sujetos? Buenos Aires: Noveduc, 2006. P. 113-142.
  • GATTI, Bernardete A.; BARRETO, Elba S. S. Professores do Brasil: impasses e desafios. Brasília: UNESCO, 2009.
  • GATTI, Bernardete A. et al. A Atratividade da Carreira Docente no Brasil. Estudos & Pesquisas Educacionais, São Paulo, n. 1, p. 139-209, maio 2010.
  • GRISSMER, David; FLANAGAN, Ann; WILLIAMSON, Stephanie. Does Money Matter for Minority and Disadvantaged Students? Assessing the new empirical evidence. Washington: NCES, 1998. Disponível em: <http://nces.ed.gov/pubs98/98212-2.pdf>. Acesso em: 29 set. 2010.
  • HANUSHEK, Eric A. School Resources and Student Performance. In: BURTLESS, Gary (Org.). Does Money Matter? The effect of school resources on student achievement and adult success. Washington: Brookings Institution Press, 1996. P. 43-73.
  • HEDGES, Larry; GREENWALD, Rob. Have Times Changed? The relation between school resources and student performance. In: BURTLESS, Gary (Org.). Does Money Matter? The effect of school resources on student achievement and adult success. Washington: Brookings Institution Press, 1996. P. 74-92.
  • IBGE. Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Rio de Janeiro: IBGE, 2009. Disponível em: <www.ibge.gov.br>. Acesso em: 10 dez. 2010.
  • INEP. Estudo Exploratório sobre o Professor Brasileiro com Base nos Resultados do Censo Escolar da Educação Básica 2007 Brasília: INEP, 2009.
  • INEP. Sinopse do Censo dos Profissionais do Magistério da Educação Básica 2003 Brasília: INEP, 2003.
  • IOSCHPE, Gustavo. A Ignorância Custa um Mundo: o valor da educação no desenvolvimento do Brasil. São Paulo: Francis, 2004.
  • LAPO, Flavinês R.; BUENO, Belmira O. Professores: desencanto com a profissão e abandono do magistério. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n. 118, p. 65-88, mar. 2003.
  • LIANG, Xiaoyan. Remuneração dos Professores em 12 países da América Latina: como se compara a remuneração dos professores com a de outras profissões; o que determina, e quem são os professores?. Documentos PREAL, Washington, n. 27, p. 1-38, dez. 2003. Disponível em: <http://www.preal.org/BibliotecaN.asp?Pagina=3&Id_Carpeta=64&Camino=63|PrealPublicaciones/64|PREAL Documentos>. Acesso em: 15 jan. 2009.
  • LIMARINO, Werner. Are Teachers well Paid in Latin America and Caribbean? Relative wages and structure of returns of teacher. In: VEGAS, Emiliana (Org.). Incentives to Improve Teaching: lessons from Latin America. Washington: The World Bank, 2005. P. 63-150.
  • LÜDKE, Menga; BOING, Luiz A. Caminhos da Profissão e da Profissionalidade Docentes. Educação e Sociedade, Campinas, v. 25, n. 89, p. 1127-1144, set./dez. 2004.
  • MENEZES FILHO, Naércio. Os Determinantes do Desempenho Escolar do Brasil São Paulo, 2007. Disponível em: <http://www.ibmecsp.edu.br>. Acesso em: 09 abr. 2009.
  • NASCIMENTO, Paulo A. M. M. Recursos Destinados à Educação e Desempenho Escolar: uma revisão na literatura internacional. Estudos em Avaliação Educacional, São Paulo, v. 18, n. 36, jan./abr. 2007.
  • OCDE. Education at a Glance: OECD Indicators. Paris: OCDE, 2010.
  • PENNA, Marieta G. O. Professor de Séries Iniciais do Ensino Fundamental em Escolas Públicas Estaduais de São Paulo: posições sociais e condições de vida e trabalho. 2007. 296 f. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2007.
  • PINTO, José M. R. Remuneração Adequada do Professor - desafio à educação brasileira. Retratos da Escola, Brasília, v. 3, n. 4, p. 51-67, jan./jun. 2009.
  • PINTO, José M. R. O Custo de uma Educação de Qualidade. In: CORREA, Bianca C.; GARCIA, Teise (Org.). Políticas Educacionais e Organização do Trabalho na Escola São Paulo: Xamã, 2008. P. 57-80.
  • PINTO, José M. R. Os Recursos para Educação no Brasil no Contexto das Finanças Públicas Brasília: Plano, 2000.
  • SAMPAIO, Carlos E. M. et al. Estatísticas dos Professores no Brasil. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, v. 83, n. 203/204/205, p. 85-120, jan./ dez. 2002.
  • SINISCALCO, Maria T. Perfil Estatístico da Profissão Docente São Paulo: Moderna, 2003.
  • UNESCO. O Perfil dos Professores Brasileiros: o que fazem, o que pensam, o que almejam. São Paulo: Moderna, 2004.
  • WORLD BANK. Brazil Teachers Development and Incentives: a strategic framework. Report nº 20408 BR. Washington: The World Bank, 2001.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    06 Maio 2014
  • Data do Fascículo
    Jun 2014

Histórico

  • Recebido
    04 Ago 2013
  • Aceito
    15 Mar 2014
Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Faculdade de Educação Avenida Paulo Gama, s/n, Faculdade de Educação - Prédio 12201 - Sala 914, 90046-900 Porto Alegre/RS – Brasil, Tel.: (55 51) 3308-3268, Fax: (55 51) 3308-3985 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: educreal@ufrgs.br