Pesquisando Multiculturalismo e Educação: o que dizem as dissertações e teses

Autores

  • Ana Canen Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Ana Paula Arbache Fundação de Ensino Superior de São João del Rei – Minas Gerais – Brasil
  • Monique Franco Instituto Nacional de Educação de Surdos.

Palavras-chave:

Multiculturalismo. Identidades. Dissertações. Teses.

Resumo

O presente trabalho busca situar a emergência do multiculturalismo como campo de pesquisas no contexto educacional brasileiro, nos âmbitos específicos do currículo e da formação docente, a partir das dissertações e teses defendidas nos programasde Pós-Graduação de 1981 a 1998. Na perspectiva do multiculturalismo crítico pós-colonial (Bhabha, 1998; McLaren, 2000), busca indicar em que medida e sob que enfoque(s) teórico(s) e metodológico(s) a reflexão multicultural, discutida na literatura, nos debates recentes e em políticas curriculares nacionais, emerge como objeto depesquisa na produção de teses e dissertações em currículo e formação docente. Detecta ênfases, silêncios e potencialidades da produção analisada, em termos da construção de identidades discentes e docentes híbridas, multi culturalmente comprometidas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Canen, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Ana Canen é professora d a Faculdade d e Educação e pesqui.sadora doPROEDES, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Ana Paula Arbache, Fundação de Ensino Superior de São João del Rei – Minas Gerais – Brasil

Ana Paula Arbache é mestre em Educação na Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro e professora da FUNREI.

Monique Franco, Instituto Nacional de Educação de Surdos.

Monique Franco é mestranda na Faculdade de Educação, Universidade Federaldo Rio de Janeiro e professora do Instituto Nacional de Educação de Surdos.

Arquivos adicionais

Como Citar

Canen, A., Arbache, A. P., & Franco, M. (2013). Pesquisando Multiculturalismo e Educação: o que dizem as dissertações e teses. Educação & Realidade, 26(1). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/41321

Edição

Seção

Artigos